Guia de qualidade

Img 20150805 233038
Sádhana Ghee - Ghee Orgânico
De Fátima

O Ghee na perspectiva do Ayurveda: qualidades e propriedades curativas

No Ayurveda o leite é considerado como a essência ou seiva de todas as plantas que a vaca come. E o ghee é o produto final mais refinado do leite. Portanto, quando você faz ghee, você está concentrando as qualidades medicinais presentes no leite. Se o leite não for orgânico, você corre o risco de estar concentrando antibióticos, hormônios e pesticidas químicos que estão presentes no leite, resultado do alimento que a vaca não orgânica recebe de produtores que pensam na quantidade e não na qualidade do leite. Por este motivo, devemos utilizar sempre o melhor leite ou a melhor manteiga que pudermos encontrar.

O Ayurveda diz que quanto mais tempo o ghee ficar armazenado, melhores serão as suas qualidades curativas. Na Índia antiga, um ghee de cem anos era altamente valorizado e tinha um preço muito alto. Na Índia tem um ditado que diz “um ghee de cem anos, cura qualquer doença”. Este ghee era muitas vezes mantido em templos em grandes tonéis. As famílias indianas guardam ghee para a próxima geração para ser usado como medicamento.

Mas este ghee que tem propriedades curativas, é um ghee feito com leite de vaca que só come pasto, que vive solta e é tratada com carinho. Até a forma que a manteiga é batida, altera as propriedades digestivas do ghee. Então, para obtermos um bom ghee, precisamos buscar uma boa manteiga, uma manteiga orgânica, que seja preparada da forma correta, uma manteiga que tenha prana - energia vital. Não adianta fazermos ghee com uma manteiga industrializada, ela não terá as propriedades maravilhosas que um verdadeiro ghee tem, preparado de acordo com os princípios do Ayurveda.


PROPRIEDADES CURATIVAS DO GHEE ORGÂNICO:

* Na Índia antiga, o ghee era guardado especialmente para tratar ferimentos por sua eficácia em facilitar a regeneração de tecidos. Nos tratamentos ayurvédicos, quando uma pessoa tem uma úlcera péptica ou gastrite crônica, o ghee é usado pelos médicos ayurvédicos para curar úlceras no interior do trato gastrointestinal.

* No Ayurveda, o ghee funciona maravilhosamente para tratar escaras, que podem se desenvolver em pessoas idosas ou debilitadas acamadas por muito tempo. Ele também é usado para tratar ossos quebrados e contusões. É altamente eficaz para todos os tipos de erupções cutâneas e também para queimaduras, causadas tanto por fogo como por produtos químicos.

* Ghee aumenta a força, o brilho e a beleza do nosso corpo. Utilizado na pele, ghee suaviza, fortalece, protege e nutre. Ghee é uma das melhores substâncias para fazer massagem. Muitas mulheres indianas faziam Shantala - massagem ayurvédicas em bebês - com o ghee. Mas desde que o ghee passou a ficar mais caro, não se usa muito o ghee nas massagens. Atualmente ele é mais usado para cozinhar e como medicamento.
Na massagem corporal – Abhyanga, o Ayurveda indica a aplicação do ghee em todo o corpo, esfregando na cabeça, tórax, pernas, pés, articulações e orifícios. Isso estimula o sistema digestivo e permite que as qualidades do ghee penetrem nos tecidos mais profundos.
O Ayurveda diz que “comemos” tudo o que colocamos na pele. A nossa pele tem um alto poder de absorção, “é uma grande boca”, e não devemos colocar sobre a pele aquilo que não podemos comer. Um dos textos clássicos do Ayurveda, Charaka Samhita, fala que fazer massagem com óleo regularmente retarda o processo de envelhecimento, ou seja, mantém a vitalidade do nosso corpo e da nossa mente, melhorando a nossa imunidade e bem estar.
Para o rosto, é considerado um hidratante requintado. É excelente para fazer gargarejo, para melhorar a saúde dos dentes e gengivas.

* Ghee é muito utilizado no Ayurveda como um veículo para as ervas devido às suas qualidades de penetração, tendo assim, a capacidade de transportar estas substâncias profundamente para os tecidos.

* Para pessoas que tem dificuldades com a evacuação, e que não estão com problemas de obesidade e colesterol, o Ayurveda indica duas colheres de chá de ghee em jejum com água morna para auxiliar na evacuação. O ghee irá lubrificar e aquecer o corpo rapidamente. Duas colheres de chá de ghee em leite orgânico morno antes de dormir é calmante para o sistema nervoso, lubrifica o intestino e facilita a evacuação no outro dia de manhã.

* Ghee é excelente para cozinhar e refogar os alimentos. De todos os óleos, ghee é o óleo mais puro e que demora mais para saturar, é muito difícil de queimar. Na Índia, diz-se que um alimento é incompleto sem o uso de ghee.

Fátima Carine Birck é terapeuta Ayurvédica. Iniciou a sua trajetória de estudos e práticas em 2010 através do curso de formação de Terapeuta Ayurveda ministrada pela
ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda. Conectou-se com maior profundidade
no curso avançado que fez na Índia, encontrando grandes mestres do Ayurveda
na escola Arya Vaidya Pharmacy Hospital P. V. Rama Varier – Coimbatore/Índia.
Atua profissionalmente como terapeuta Ayurvédica na Casa Leela em Porto Alegre.

Atuação profissional:
* Terapeuta Ayurvédica;
* Facilitadora de workshops com temas relacionados ao ayurveda;
* Produz produtos ayurvédicos como manteiga ghee,
manteiga ghee com especiarias, masalas.


#ghee #orgânico #propriedades #curativas #benefícios #o #que #é #qualidades # terapêuticas #ayurveda #onde # comprar #porto #alegre #rio #grande #do #sul #manteiga #purificada #clarificada #orgânica