Guia de qualidade

Uni%c3%a3o renovadora de pneus cr%c3%a9dito divulga%c3%a7%c3%a3o
União Renovadora de Pneus, da Vipal Rede Autorizada, completa meio século de atividade
De Guilherme
Como se constrói a história de uma empresa vencedora? As variáveis podem ser diversas, ainda mais considerando todos desafios e mudanças que o mercado apresentou nos últimos 50 anos. Uma dessas vitoriosas é a União Renovadora de Pneus, com sede em Rio das Pedras (SP), parceira da Vipal Borrachas por meio da Vipal Rede Autorizada, que está completando meio século de estrada.

A União é reconhecida como uma das reformadoras referenciais no Brasil no segmento de reforma de pneus carga. Com equipamentos de última geração, modernas instalações, atende os estados de São Paulo e norte do Paraná. Mas nem sempre foi assim. Como todo começo, foi muito difícil, como conta Dirceu Valentim Formaggio, Sócio-proprietário da empresa. “Ainda muito jovem, comecei como motorista de um vendedor de recapagem de uma já extinta reformadora, e em pouco tempo passei a ser vendedor também. Aí surgiu a oportunidade de me tornar sócio da União de Pneus”.

Muitos passos foram necessários para chegar neste marco. Mas alguns deles podem ser considerados essenciais, como a visão empreendedora e o constante investimento em tecnologia. “Todos os momentos são importantes, mas profissionalmente alguns fatos contribuíram para chegarmos tão longe. Sempre acreditei no novo, nas novas tecnologias, no moderno”, ressalta Formaggio. Provam isso o Investimento em uma moderna recapagem para pneus carga e a aquisição das raspadoras VR01 Smart DUO, tecnologia própria da Vipal Máquinas.

Outros acontecimentos ao longo desses 50 anos também são considerados importantes para a União. “Fomos a primeira empresa do interior a recapar pneus radiais em máquinas de seis partes, assim como fomos pioneiros em ter um controle próprio para frotas”, destaca Dirceu. Ele também lembra do incentivo do seu Filho ainda pequeno “quando eu crescer estarei te ajudando” o tempo passou e a promessa se fez realidade me tornei mais FORTE com meu sucessor ao meu lado. Investimos em diversas plantas fabris próprias e estoque pago, entre estas a Unicap Renovadora de Pneus em Nova Odessa, a Unimak Reformadora de Pneus Agrícola e OTR , a Renovadora de Pneus Rezende ambas em Rio das Pedras, o Centro Automotivo Top Tires em Piracicaba e a cinco anos a Universo Renovadora de Pneus em Jaci região de São José do Rio Preto que veio consolidar ainda mais a posição da reformadora no setor sucroalcoleiro.

Além de tudo isso, claro, a parceria com a Vipal Borrachas, firmada em 2007, é mais um elemento fundamental para esta caminhada. “Nossa parceria com a Vipal é de longa data. Uma parceria forte e de cumplicidade alicerçada na ética e nas boas práticas de mercado”, diz Formaggio. As semelhanças entre as empresas e o espelho que a Vipal é para seus parceiros, encorajando-os a serem vencedores e orgulhosos de suas trajetórias, é outro fator de identificação. “A Vipal, como nós, é uma empresa com visão de futuro, com um sangue empreendedor. Além disso, a marca Vipal está presente em todos os setores da reforma de maneira agressiva e competitiva, atendendo como a gente, todos os setores, e isso é muito positivo para ambas”, completa.

E o futuro? Nas mãos de empreendedores, aquilo que se apresenta pela frente está sempre na mira do sucesso. “Nossos planos para o futuro são de continuar na vanguarda da tecnologia, sempre tendo nossas plantas atualizadas e não esquecendo do avanço do e-commerce, que muito em breve teremos uma plataforma moderna e eficiente para esse novo canal de vendas”, considera Formaggio. “Mas nunca deixando nossa raiz. Acreditamos na venda de porta a porta, no relacionamento, aliás esse talvez seja nossa maior virtude”.

Formaggio refere-se também ao que ele chama de “bem maior”, que são os colaboradores. Numa visão muito parecida com a da parceira Vipal, ele diz que “sem eles, colaboradores, não há empresa que sobreviva, por isso, mantê-los treinados, capacitados e motivados é essencial para nos conduzir ao futuro”. Em nível gerencial, o empresário também se diz “realizado e satisfeito” com a sucessão da empresa, para a qual conta com o filho Anderson, diretamente envolvido nos negócios.

“Se a Vipal Borrachas, que completou recentemente 46 anos, está na trilha que a levará aos 100 anos, claro que sua parceira União Renovadora de Pneus pensa da mesma forma”, conclui Dirceu.