Planeta

03/10/2016 08h00

Casa sustentável

Dez dicas geniais de coisas que podem ser reutilizadas no seu lar

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Cama

Conheça dez dicas de decoração para sua casa sustentável.

Decorar a casa é muito gostoso, afinal, é uma forma de deixar nossos ambientes mais confortáveis, coloridos e charmosos. E se, além de fazer isso, pudermos utilizar materiais ecologicamente corretos, melhor ainda, não é mesmo? Conheça dez dicas de decoração para sua casa sustentável.

1 Cobertores e toalhas velhas

No momento em que você percebe que cobertores e toalhas devem ser substituídos, eles vão parar na lixeira. Mas, você pode preparar o cantinho dos animais de estimação com estes tecidos, deixando-os aquecidos.

Se você não possui pets em casa, utilize as toalhas velhas como pano de chão, para retirar a poeira dos móveis ou para lavar o carro.

2 Faça compostagem doméstica

Sempre quando você come frutas, verduras e legumes, as sementes vão parar no lixo, não é mesmo? Agora não vão mais! Em sua casa sustentável, qualquer cantinho pode virar uma horta ou composteira doméstica, que também comporta cascas e sobras orgânicas.

Dessa forma, você pode se alimentar de forma saudável e natural, evitando agrotóxicos, além de reduzir os danos ambientais. Vale lembrar que a borra do café também é aproveitada de maneira sustentável, como adubo.

3 Reduza o uso do aquecedor

Se você mora em regiões onde o inverno é rigoroso, essa dica reduzirá o uso do aquecedor. Para que utilizar um produto que consome energia elétrica se você pode deixar a porta do forno aberta depois que os alimentos forem assados?

É só fechar todas as portas da cozinha. Assim, a família pode aproveitar o calor do aparelho para se aquecer sem consumir energia a mais.

4 Embalagens

O que você faz com as embalagens vazias? Provavelmente descarta no lixo. Mas em sua casa sustentável você não fará mais isso. Os vasilhames podem servir como potes para guardar sobras de alimentos.

Você inclusive pode levar os potinhos com almoço para sua empresa, já que vêm com tampa que fecha muito bem. A mesma dica vale para embalagens vazias de vidros de conserva ou potes grandes de iogurte.

Da mesma forma, também podemos reutilizar copos de vidro de requeijão ou extrato de tomate. Assim, você serve bebidas em bons copos, sem precisar comprar novos quando eles se quebrarem.

5 Roupas que se transformam

Peças antigas de roupa podem servir como panos de limpeza ou como cobertores para animais de estimação.  Se você tem apego por algum item de vestuário, certamente não irá querer que a peça seja utilizada dessa forma.

Já pensou em transformá-la em almofada ou em uma bolsa sustentável? É fácil! Basta encher com espuma e costurar as aberturas para decorar seu sofá ou cama. Já a bolsa é feita somente fazendo as costuras apropriadas.

6 Almofadas novas, por que não?

Em sua casa sustentável, o que parecia lixo pode ser um lindo objeto de decoração. Quando um travesseiro ou almofada velha está prestes a ser descartado, a espuma pode ser retirada para formar uma nova almofada.

7 Reutilizando papeis diversos

Você não sabe o que fazer com jornais e revistas antigas? Se tiver um canto em sua casa, separe-os.  Eles podem ser muito úteis no transporte de objetos frágeis, além de acondicionar cacos de vidro na lixeira descartável e também forrar cantinhos onde os animais fazem suas necessidades.

O papel de presente que você recebeu e pensou em descartar pode ser guardado para embalar novos itens. Basta que você desembrulhe com cuidado, evitando rasgos.

8 Água das piscinas infantis

Sua casa sustentável também poderá reutilizar a água não clorada das piscinas infantis dobráveis. Ao desmontar o brinquedo, coloque o líquido em baldes para lavar calçadas ou molhar as plantas.

9 Pães amanhecidos

Os pães amanhecidos podem ser transformados em torradas, em farinha de rosca, em croutons ou até em comida de passarinho. É uma excelente maneira de reutilizar o pão que foi comprado em demasia nos dias anteriores.

10 Tubos de papel higiênico

Talvez você já tivesse tido algumas das ideias acima para sua casa sustentável, mas provavelmente não sabe o que fazer com os tubos de papel higiênico. Eles servem como artesanato, pinos de boliche para a brincadeira das crianças, porta-caneta, sementeira, caixinha de presente ou brinquedo para cães e gatos.

Você conferiu dez dicas de decoração que reutilizam objetos descartados, tornando sua casa sustentável. É hora de começar a mudança!

X