Bem-estar

26/09/2016 09h00

Bougainville, a flor da primavera

Saiba tudo sobre ela e esteja pronto para enfeitar sua casa e seu jardim para a estação

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
House

A boungainville, ou primavera, é uma planta trepadeira que resiste às altas temperaturas, à maresias, ao vento e a mudanças bruscas de temperatura

A boungainville, também conhecida como buganvília, três-marias ou simplesmente primavera é um pequeno arbusto que floresce durante a primavera, por isso também é conhecida pelo nome da estação. Seu nome é derivado do sobrenome do francês que a descobriu (Louis Antoine Bougainville) e a levou para a Europa. De lá, a flor se espalhou pelo mundo.

Características de cultivo

A boungainville, ou primavera, é uma planta trepadeira que resiste às altas temperaturas, à maresias, ao vento e a mudanças bruscas de temperatura. Porém, prefere temperaturas amenas, próximas a 23 graus. Quando há redução para 7° ou aumento superior a 24°, além de épocas chuvosas, ela pode perder suas folhas ou reduzir suas floradas.

Os solos preferidos da bougainville são os bem drenados, férteis e ricos em material orgânico, com nível independente de acidez. Mas também suportam viver em solos mais ressecados, portanto elas podem ser regadas a cada quinze dias.

Contudo, essa frequência de irrigação precisa ser aumentada nos primeiros meses após o plantio e também no verão ou em outros dias quentes.

Época e modo de plantio

Apesar de se dar muito bem na primavera, a boungainville pode ser plantada durante o ano todo. Porém, o torrão da muda deve ser mantido intacto na hora do plantio, mantendo assim sua vida.

O plantio de bougainville em canteiros ou vasos exige tutores resistentes, já que em seu habitat natural a planta possui o suporte de grandes árvores. Os tutores podem ser feitos com diversas formas e materiais, como arcos, muros, pergolados ou plantas de grande porte.

Para plantar boungainville em vasos, a dica é escolher recipientes de grande capacidade, de 70 a 90 centímetros de diâmetro, com a mesma altura, já que a planta é vigorosa. Assim, as raízes da primavera podem se desenvolver melhor.

O substrato, nesse caso, precisa proporcionar à planta boa drenagem e aeração, sendo feito preferencialmente com uma mistura seca de areia e terra vegetal. É imprescindível que o composto esteja seco. Para conferir a umidade, insira um pedaço de madeira (um palito de churrasco, por exemplo) ou um dedo no solo.

Em vasos, recomenda-se que a rega de bougainville seja feita a cada dois dias. Vale mais deixar um pouco seco do que pecar por excesso de irrigação.

Como fazer a poda

A poda da boungainville deve ser feita sempre após a floração, jamais com a planta florida, com frequência anual. Essa precaução é essencial para reduzir o comprimento dos ramos e conferir nova forma à planta. A poda também é responsável por estimular floradas e renovar as folhas.

Para não se machucar com os espinhos presentes nos galhos de bougainville, mantenha-os longe do alcance dos olhos.

Recomenda-se a poda anual para estimular as características acima, mas podem-se fazer podas frequentes para remover ramos secos e doentes.

Adubação da primavera

A adubação da primavera deve ser feita pelo menos três vezes ao ano, de preferência com adubos orgânicos, por exemplo: farinha de ossos, torta de mamona e esterco bem curtido.

Caso seja optado adubo químico, as sugestões são as fórmulas ricas em fósforo, mas é importante seguir as recomendações do fabricante.

Quando for plantada em vasos, a boungainville necessita de adubação semelhante à praticada em canteiros. Porém, deve acontecer com menor frequência, prevenindo a queima das raízes.

Decoração com bougainville

É possível fazer arranjos belíssimos com a flor da primavera, já que a floração permite diversas tonalidades das flores, como salmão, rosa pálido, amarelo, lilás, branco, rosa forte, etc. A cor de rosa é a mais comum e também mais resistente, deixando espaços verticais e arranjos coloridos e alegres.

Porém, recomenda-se que a boungainville não seja plantada perto de piscinas, pois as flores caem bastante e podem prejudicar a manutenção do espaço.

Você pode usar a sua criatividade, montando belíssimos jardins com arbustos de bougainville, fazendo caramanchões, decorando pergolados, paredes e muros, além de ocupar vasos e floreiras. Inspire-se em sua beleza e decore sua vida com a primavera!

X