Planeta

19/09/2016 10h00

Dicas para economizar energia

Cuidados simples e mudanças em seu dia a dia podem poupar energia elétrica.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Green

Está preparado para adotar hábitos mais sustentáveis?

Diminuir o gasto de energia é uma maneira não apenas de economizar dinheiro, mas também de colaborar com o meio ambiente. Afinal, boa parte da energia no Brasil vem de usinas hidroelétricas, que têm um grande impacto ambiental.

O melhor de tudo é que cuidados simples podem diminuir o gasto. Uma lâmpada acesa apenas quando se está no ambiente, cuidado na hora de escolher o eletrodoméstico e diminuir o tempo do banho são algumas das atitudes que ajudam a economizar energia.

 

Como economizar energia em sua casa

Tempo do banho

A primeira coisa a ser feita é diminuir o tempo de banho para até 10 minutos, que são mais do que suficientes. Use a chave na posição certa. Se estiver na primavera, verão ou outono, essa atitude ajuda a gastar menos. Use na posição inverno apenas em dias realmente frios. Com isso, conseguirá economizar até 30% de energia nos meses mais quentes.

Se precisar trocar de chuveiro, escolha aqueles modelos que gastam menos e mantenha a resistência dele em bom estado. Quando elas são remendadas, gastam mais energia.

Uso da geladeira

Mantenha sua geladeira limpa e sem muito gelo no congelador. Quanto mais gelo acumulado, mais a geladeira trabalha e, consequentemente, mais energia gasta. Verifique, também, a borracha da porta, para ver se está fechando direito. Quando a porta não veda, o gasto de energia aumenta, pois o motor trabalha mais para manter a temperatura interna.

Para saber se a borracha da porta está boa, use um pedaço de papel. Coloque na porta e feche. Se ele ficar preso é porque está tudo certo. Se cair ou se sair com facilidade quando for puxado, a borracha precisa ser trocada o quanto antes.

Outro cuidado que deve ser tomado é ao comprar uma geladeira nova. Tenha atenção e verifique o consumo de energia dela. As classificadas como “A” no consumo energético são as melhores opções.

É importante abrir a geladeira o menor número de vezes possível, pois cada vez aberta, aumenta o gasto energético da mesma. Não a instale perto do fogão, pois o ar quente acaba forçando o motor da geladeira a trabalhar mais, o que acaba aumentado o gasto de energia.

Iluminação inteligente

Dentro de casa, tente aproveitar o máximo possível a luz natural. Durante o dia, janelas abertas garantem um ambiente claro sem gasto de energia. Troque as lâmpadas pelas fluorescentes ou de LED, que iluminam mais e gastam menos.

Sempre que um cômodo da casa não estiver sendo usado, apague a luz. Um ambiente com paredes claras também demanda menos gasto de energia, por isso, na parte interna, evite as cores escuras. Paredes de tijolos de vidro, usadas para dividir ambientes, também são úteis dentro de casa ou no escritório, porque permitem o aproveitamento da luz natural.

Escolha dos eletrodomésticos

Compre eletrodomésticos com o selo Procel, que têm menor gasto. Sempre que não estiver usando um aparelho, desligue-o da tomada, pois quando em stand by, eles também gastam energia. Isso vale para TV, micro-ondas e até para carregador de celular, que deve ser tirado da tomada quando não estiver sendo usado.

E você, está preparado para adotar hábitos mais sustentáveis? Então comece a mudá-los hoje mesmo e compartilhe as dicas com os amigos nas redes sociais. 

X