Bem-estar

09/08/2016 10h00

Envelhecer Bem

Previna os males da terceira idade e viva melhor. As escolhas que fazemos hoje farão diferença mais tarde.

Por Nosso Bem Estar

WAVE BREAK/MEDIAMICRO/ ADOBESTOCK/NBE
Velho

Passar pelo envelhecimento é inevitável, mas podemos contribuir, e muito, para que ele seja saudável e com mais qualidade

Hoje, quem nasce no Brasil tem expectativa de vida de 74,6 anos. O salto na perspectiva de homens e mulheres, apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos últimos anos, se deve a melhores condições de vida de parte da população, ao maior acesso aos recursos de saúde e a políticas de redução da mortalidade. Provas de que ter saúde é condição fundamental para viver mais e melhor. O envelhecimento faz parte do processo natural da vida, mas é possível preservar o bem-estar em cada fase adotando cuidados com o corpo e a mente. A partir dos 50 anos o corpo humano sofre mudanças no sistema imunológico e o organismo fica mais vulnerável a algumas doenças. Mas, se adotamos hábitos preventivos no dia a dia as chances de envelhecer com saúde são maiores. Ou seja, passar pelo envelhecimento é inevitável, mas podemos contribuir, e muito, para que ele seja saudável e com mais qualidade. Veja a seguir dicas para chegar bem à velhice:

Dormir bem: um bom sono descansa, relaxa e revitaliza todo o organismo. Durma cerca de sete a oito horas por noite. A privação do sono pode comprometer a concentração e o raciocínio, gerar ganho de peso e até o envelhecimento precoce. Respeite a necessidade de descanso mental e físico do seu corpo. Assim, na hora de dormir, evite atividades e situações que possam interferir no sono. Lembre-se: quem dorme menos do que o necessário fica propenso a infecções, obesidade, hipertensão, diabetes, além de baixa qualidade e expectativa de vida.

Hábitos saudáveis: evite o fumo, as drogas, a bebida em excesso e os ambientes poluídos. São todos prejudiciais à saúde. Também não se automedique.

Atividade Social: a convivência social saudável e um ótimo antídoto contra a depressão, a solidão e o isolamento.

Atividade Intelectual: manter-se ativo intelectualmente através de jogos, leituras, "bate-papo" e outros ajuda a preservar a memória. Exercite o cérebro – Leia, assista a filmes, jogue baralho, palavras cruzadas, ou até mesmo aprenda uma nova língua. O que vale é praticar atividades que estimulem o raciocínio.

Boa Alimentação: Enriquecer a alimentação diária com grãos integrais, frutas, legumes e verduras é muito importante para a saúde. Fonte de cálcio e vitamina D, o leite e seus derivados evitam a osteoporose. As proteínas são aliadas na preservação do sistema imunológico e dos músculos. Enquanto as fibras atuam no bom funcionamento do intestino. Já as gorduras boas, auxiliam a prevenir doenças do coração.  Evite gorduras e doces.

Beba bastante água – Ingerir, no mínimo, oito copos de água por dia. Essa é a orientação para melhorar a digestão, reduzir o inchaço, evitar infecções e aumentar a absorção de nutrientes pelo organismo, que passa a funcionar corretamente, elevando as chances de uma velhice saudável.

Atividade Física: é a recomendação número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir os males ligados à terceira idade. A atividade física ajuda você a prevenir e controlar obesidade, diabetes, hipertensão, osteoporose, colesterol alto e doenças do coração; a diminuir o consumo de medicamentos; melhorar a condição física e disposição para as atividades diárias e evitar o estresse.

Seguindo estas dicas você mudar completamente seu destino, garantindo uma terceira idade com mais saúde, disposição e alegria!

 

X