Família

09/08/2016 09h00

Como driblar a birra na hora do banho?

Saiba como transformar o banho em um momento divertido e relaxante

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Banh

É comum que crianças que adoravam o banho, de repente, demonstrem medo, gritem ou se recusem a entrar na água.

Banheira, balde ou até mesmo o chuveiro para os maiorzinhos. Essa hora do dia que tem tudo para ser uma experiência relaxante pode se transformar em um momento estressante, tanto para os pais como para os filhos. É comum que crianças que adoravam o banho, de repente, demonstrem medo, gritem ou se recusem a entrar na água. Porém, muitas vezes, é complicado descobrir o que causou a reação negativa, pois a capacidade de se expressar de crianças com a idade entre 1 e 3 anos ainda é limitada. Então, confira a seguir uma lista de dicas para driblar a birra na hora do banho.

1. Distração inusitada à vista! 

Coloque uma foto engraçada ou algum tipo de móbile no teto do banheiro ou do ambiente em que você dá o banho, e se certifique que o objeto irá ficar exatamente bem em cima da cabecinha do seu filho. Dessa forma, enquanto você lava o cabelo, a criança ficará distraída e terá alguma coisa interessante para olhar e manter a cabeça erguida para evitar xampu ou espuma nos olhos. Este é um bom momento, também, para cantar uma música ou contar uma história.

2. É hora de colocar os cabelos malucos em ação

Ajude o seu filho a fazer cabelos bem maluquinhos. Quem sabe um penteado no estilo moicano. Estilo susto? Estilo dinossauro? O importante é colocar a criatividade para funcionar e divertir-se com ela quando o cabelo estiver ensaboado. Depois mostre o resultado com um espelho inquebrável. Ajude-o a fazer cabelos bem maluquinhos: enquanto seu filho se diverte com as mudanças no visual, você aproveita para ir lavando e enxaguando.

3.Diminua o número das lavagens de cabelo 

O cabelinho dos pequenos não fica tão sujo e oleoso como o de crianças maiores e adolescentes. A indicação é dar alguns banhos sem lavar os fios. Dessa forma, talvez, o seu filho se esqueça de reclamar e mude de comportamento no próximo banho.

4. Use copinhos de diferentes tamanhos

Copinhos plásticos de tamanhos variados são muito úteis para enxaguar a cabeça do seu filho sem deixar entrar xampu no olho e eles também servem para brincadeiras. Outro objeto que pode ajudar é a viseira para banho, um tipo de chapéu de plástico vazado e com abas largas para impedir que a água incomode o rosto da criança.

5. Altere a posição da cabeça da criança na hora do banho 

Para impedir que a água caia nos olhos, vire a cabeça do seu filho um pouco mais para trás. Utilize uma quantidade menor de xampu (priorize o uso de sabonetes líquidos ou xampus de linha infantil) para não ter que passar muita água nos enxagues. A dica é envolver a criança durante a lavagem do cabelo, dando, por exemplo, um copinho para ela ajudar a tirar o xampu. Também faça movimentos mais suaves e experimente usar um chuveirinho.

6. Leve um brinquedo para o banho

Na hora do banho, chame seu filho para lavar a cabeça de um boneco ou animalzinho de brinquedo. Na maioria dos casos, somente pelo jeito como a criança lava o brinquedo dá para perceber o que o incomoda tanto. Tente também lavar o cabelo do seu filho ao mesmo tempo em que ele lava o do companheiro de banho.

Gostou do artigo? E você? Que táticas usa para driblar as birras dos pequenos na hora do banho? Conte para a gente nos comentários!

X