Saúde Integral

01/08/2016 09h00

Conheça os benefícios da geleia real

Assim como o própolis e o mel, a geleia real é uma substância produzida pelas abelhas dentro das colmeias e é extremamente nutritiva para os seres humanos.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Mel

A geleia real é rica em aminoácidos, lipídios, açúcares, vitaminas, minerais e proteínas.

A geleia real é secretada pelas abelhas no início de suas vidas para alimentar as larvas de abelhas operárias, zangões e abelhas rainhas. Enquanto as operárias e os zangões recebem esse rico alimento apenas por alguns dias, as abelhas rainhas continuam recebendo para o resto de suas vidas, de forma a realizarem a postura dos ovos de novas abelhas.

Ao serem alimentadas com a geleia real, as larvas de abelhas comuns se tornam abelhas rainhas, que chegam a viver cinco anos, enquanto uma abelha operária vive apenas 45 dias, e se tornam férteis, enquanto o restante das abelhas da colmeia é estéril. Para os seres humanos, esse composto produzido pelas abelhas é muito nutritivo e traz uma série de benefícios para a saúde.

A geleia real é rica em aminoácidos, lipídios, açúcares, vitaminas, minerais e proteínas. Possui altas concentrações das vitaminas A, B1, B5, B6, B12, C, D e E, além de ferro, zinco, selênio, ácido fólico e cálcio.

A geleia possui ação energética, regeneradora e antioxidante, além de ser um estimulante biológico. Sua ingestão é indicada para diminuir a sensação de cansaço físico e mental, equilíbrio do apetite e melhora das funções cerebrais.

Os benefícios da geleia real para a nossa saúde

Entre os principais benefícios estão:

  • Regeneração das células;
  • Melhora das atividades cognitivas;
  • Manutenção da saúde do cérebro;
  • Alivia os sintomas da TPM, da menopausa e da andropausa;
  • Diminui o cansaço e o estresse;
  • Combate a anemia ao melhorar a absorção de ferro no organismo;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Protege a saúde do coração;
  • Melhora o aspecto da pele e do cabelo;
  • Controla o nível de insulina e, consequentemente, da fome;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Poderoso cicatrizante quando aplicado diretamente em queimaduras;
  • Melhora a concentração e a memória;
  • Alivia doenças respiratórias, como asma, tosse e resfriados.

Como consumir a geleia real

A geleia real deve ser consumida, preferencialmente, em sua versão natural e não em cápsulas com extrato do produto em sua composição. Ela só pode ser produzida naturalmente pelas abelhas, já que não existe forma de produzi-la em escala industrial. Por isso, costuma ser um produto mais caro, e deve ser comprado de apiários de confiança.

O consumo deve ser realizado em jejum, na parte da manhã, de forma sublingual. Com a espátula entregue junto com o produto, pegue uma quantidade de geleia suficiente para preencher a sua cavidade e coloque embaixo da língua. Espere que a geleia derreta e seja absorvida pela sua boca.

E uma boa notícia para os diabéticos: diferente do mel, a geleia real não contém sacarose. Isso significa que pode ser consumida sem medo!

Uma quantidade de 0,5 a 1 grama de geleia real por dia já é suficiente para que você comece a sentir os benefícios desse poderoso composto. Caso a ingestão tenha sido indicada por médicos durante o combate a alguma doença, pode-se aumentar a dose para até três vezes ao dia. Ele deve ser mantida no congelador durante todo o tempo de sua validade.

Produtos naturais são excelentes para ajudar nos cuidados com a nossa saúde e beleza. Quais produtos você utiliza no seu dia a dia com esse objetivo?

X