Beleza

01/08/2016 08h00

Para além da anorexia

Conheça os principais transtornos da difusão da imagem, entenda como se sentem as pessoas que sofrem desse mal e saiba o que deve ser feito em cada caso.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Anox

O portador desse distúrbio sempre se vê gordo no espelho, mesmo que esteja abaixo do peso recomendado para a sua altura.

Os transtornos da difusão da imagem são quadros comuns, que prejudicam seriamente a qualidade de vida das pessoas, pois fazem com que se enxerguem de forma diferente do que realmente são.

Ao terem uma imagem ruim do próprio corpo, as pessoas que sofrem desses transtornos acabam sendo acometidas por outras doenças como depressão e fobia social, capazes de atrapalhar todos os campos da sua vida. Saiba como reconhecer esses distúrbios e descubra o que fazer para evitar consequências mais graves.

A anorexia

A anorexia é o principal e mais conhecido entre os transtornos de difusão de imagem. O portador desse distúrbio sempre se vê gordo no espelho, mesmo que esteja abaixo do peso recomendado para a sua altura.

Assim, a pessoa recorre cada vez mais a dietas restritivas de alimentos, comprometendo gravemente a sua saúde. Em casos mais graves, refeições completas são anuladas, visando ao emagrecimento.

A anorexia é mais comum entre pessoas do sexo feminino, em proporção de 90 mulheres para 100 casos. Porém, os números de homens anoréxicos têm aumentado, em todas as idades, inclusive entre as crianças.

É um distúrbio de imagem que ocorre principalmente em adolescentes, devido à pressão da sociedade por corpos perfeitos. Somam-se às mudanças no corpo e na mente casos de modelos que são cobradas para perder peso.

 

Fiquem atentos aos principais sintomas da anorexia:

  • Medo excessivo de engordar ou estar acima do peso ideal para sua altura;
  • Não aceitar ter peso normal para sua altura ou idade, tendo 15% a menos;
  • Excesso de foco na perda de peso, com imagem corporal distorcida;
  • Falta de menstruação por três ciclos ou mais;
  • Indução de vômito para expelir refeições;
  • Cortar a comida em pedaços excessivamente pequenos, movendo-os no prato em vez de comê-los;
  • Realização excessiva de exercícios físicos;
  • Idas ao banheiro após as refeições;
  • Evitar comer com outras pessoas;
  • Uso de diuréticos, redutores de apetite ou laxantes.

 

Principais distúrbios da imagem

Além da anorexia, que pode chegar a ter como consequência a morte (10% dos casos), a seguir vamos conhecer outros importantes transtornos da difusão da imagem.

Gordorexia: é o oposto da anorexia. Nesse caso, as pessoas não percebem o quanto estão gordas, podendo chegar facilmente à obesidade mórbida. Esse fato é grave, pois o excesso de peso contribui para o surgimento de outras doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Vigorexia: acontece quando há excessiva preocupação para estar em forma. Os vigoréxicos treinam intensamente e não param, mesmo quando estão com o corpo malhado. Sua ocorrência é mais comum em homens, que comprometem sua saúde pelo consumo em excesso de suplementos e por fazer exercícios sem repouso.

Tanorexia: distúrbio de imagem que ocorre quando a pessoa sempre se acha pálida, recorrendo a sessões em câmaras de bronzeamento artificial ou exposição excessiva ao sol. Sabemos o quanto isso é perigoso, podendo gerar envelhecimento precoce, queimaduras solares e até câncer de pele.

Alcoolrexia: é uma mistura de dois transtornos, o alcoolismo e a anorexia. Assim, a pessoa substitui refeições por doses de bebida, especialmente destiladas. Além de não se alimentar direito, o doente bebe descontroladamente.

 

O que fazer quando perceber transtornos da difusão da imagem

Ao perceber que alguém próximo está sofrendo de um transtorno da difusão da imagem, é importante conversar calmamente com a pessoa, pois, muitas vezes, ela não tem consciência do problema. Não force decisões ou atitudes, mas estimule diálogos quando o doente se sentir confortável.

O tratamento pode ser feito com terapia e remédios com o objetivo de fazer com que os pacientes parem de se enxergar de maneira negativa e possam levar uma vida mais saudável. Não é uma tarefa fácil, pois para mudar comportamentos é necessário acompanhamento a longo prazo.

Se você quiser conhecer mais sobre transtornos da difusão da imagem ou enviar perguntas a especialistas, pode procurar o canal da jornalista Daiana Garbin no Youtube.

O caso da jornalista Daiana Garbin

A jornalista Daiana Garbin, esposa do apresentador global Tiago Leifert, possui um canal no Youtube para falar do seu distúrbio de imagem. Ela sofre de anorexia desde os cinco anos de idade e já na época se achava gorda.

A jornalista já fez três lipoaspirações e continua se achando acima do peso. Por esse motivo, usa muito roupas pretas e com manga, já que acha seu braço gordo. Para ela, é uma batalha se vestir para sair todos os dias de casa.

Daiana diz que adoraria se ver como as pessoas a enxergam, magra e feliz com o corpo, mas, na realidade, isso não acontece. Ela já tomou remédios para emagrecer e forçou vômitos após as refeições. Hoje, ela reconhece o problema e faz terapia para tentar levar uma vida normal.

X