Beleza

18/07/2016 10h00

Cuidados com a saúde e a beleza no inverno

Essa época do ano pede cuidados mais intensos com pele, cabelos, unhas e lábios

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Inv

Para que o nosso organismo conviva bem com as baixas temperaturas, é essencial manter uma boa alimentação.

O inverno é uma das épocas do ano que mais castiga nosso corpo. Com o tempo muito frio e seco nossa pele, cabelos, unhas e lábios acabam sofrendo as consequências.

Por isso, essa é a hora de redobrar a atenção com o nosso corpo, e tomar cuidados especiais para manter nossa beleza em dia!

Pele

Muita gente não sabe, mas a pele é um órgão do nosso corpo! E sua principal função é nos proteger de microrganismos e das condições climáticas do ambiente externo. Não é à toa que, no frio, ela é a primeira a sofrer, nos protegendo das baixas temperaturas e dos ventos fortes.

Entre as queixas mais comuns do inverno estão o ressecamento e o aumento da aspereza da pele. Com o uso excessivo de ar condicionado e aquecedores, que diminuem ainda mais a umidade do ar, e com o aumento da frequência dos banhos quentes, algumas pessoas sofrem com a pele descascando, chegando ao ponto de se ferir.

Isso acontece porque a secura danifica a camada hidrolipídica da superfície da pele, e para protegê-la, a única saída é a hidratação. Tome pelo menos dois litros de água por dia, diminua a temperatura do chuveiro (ou, se não conseguir tomar banho morno no frio, tome duchas rápidas), não use buchas muito abrasivas e hidrate a pele com cremes, principalmente mãos, pés, cotovelos e joelhos.

Os cremes devem ter uma concentração de ureia a 10%, ou ser formulados com manteiga de karité e óleo de amêndoas.

Lábios

Os lábios são outra parte do nosso corpo que sofre bastante com as baixas temperaturas. Com a pele ressecada, podem ser abertas feridas bastante doloridas e difíceis de cicatrizar. Além disso, para quem tem herpes labial, o inverno e a baixa imunidade dessa época do ano são propícias para novas instalações.

Para se precaver, use e abuse de protetores labiais, batons, e lip balms hidratantes, de preferência os que contenham manteiga de cacau, cera de abelha ou de carnaúba, vitamina E, vaselina ou manteiga de karité. Aplique o produto de duas em duas horas e evite ao máximo umedecer os lábios com a língua.

Unhas

As unhas podem se tornar mais quebradiças e ter suas cutículas ressecadas, fazendo com que aquelas “pelizinhas” indesejáveis e doloridas levantem, podendo até causar inflamações se não forem bem cuidadas.

Diminua a frequência da retirada das cutículas para quinze em quinze dias e aplique creme para as mãos e cera para as cutículas sempre que sentir necessidade. É importante também sempre usar luvas para lavar louça ou limpar a casa, uma vez que o detergente e os produtos de limpeza podem agredir ainda mais a pele fina das mãos.

Cabelos

É muito comum que o inverno traga com ele um aumento da oleosidade dos cabelos, descamação do couro cabeludo e até o surgimento da caspa.

Isso acontece por uma soma de diversos fatores: banhos quentes, desidratação dos fios e do couro cabeludo, e o uso de chapéus e gorros.

Para evitar que esses problemas aconteçam, é muito importante maneirar na temperatura da água do banho, aplicar máscaras capilares hidratantes com mais frequência, e usar o secador em temperatura morna e com uma boa distância do couro cabeludo, para que ele seque perfeitamente.

Procedimentos estéticos de inverno

No entanto, o inverno pode ser uma época propícia para a realização de uma série de procedimentos estéticos, já que combina com pouca exposição solar. Peeling químico, laser para secagem de vasinhos e depilação definitiva são procedimentos que devem ser feitos nas temporadas mais frias.

Para que o nosso organismo conviva bem com as baixas temperaturas, é essencial manter uma boa alimentação, já que no frio nosso corpo costuma pedir pratos mais pesados, e tomar muita água, no mínimo dois litros por dia.

Qual é a sua principal queixa durante o inverno? E quais as suas dicas para combater os efeitos nocivos do frio? Compartilhe conosco nos comentários!

X