Bem-estar

18/07/2016 09h00

5 atividades físicas indicadas para mulheres grávidas

Exercícios físicos na gravidez podem deixar a mãe e o bebê mais saudáveis e aliviar os sintomas indesejáveis típicos da gestação

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Gest

A atividade física na gravidez exige uma série de cuidados, e deve sempre ser acompanhada e autorizada por um médico.

Tanto para mulheres que foram praticantes antes de engravidarem quanto para aquelas que nunca foram muito fãs de esportes, a prática de exercícios na gestação pode trazer muitos benefícios positivos para a saúde do bebê, além de evitar a diabetes gestacional, a pré-eclampsia, e ajuda a melhorar muitos dos sintomas desagradáveis, aumentando a sensação de bem-estar.

No entanto, a atividade física na gravidez exige uma série de cuidados, e deve sempre ser acompanhada e autorizada por um médico. Os exercícios aeróbicos são muito bem-vindos, já que melhoram o condicionamento cardiorrespiratório da mulher, mas precisam ser praticados de forma moderada.

A dica é evitar exercícios que obriguem a ficar muito tempo em pé, ou que exijam mais das suas articulações, que ficam mais frouxas nesse período.

1. Caminhada

A caminhada é o exercício mais indicado para mulheres grávidas, e pode ser praticada durante todos os trimestres da gravidez. O ideal é que o exercício seja realizado por, no mínimo, três vezes por semana, e durante 30 minutos. Evite horários de pico de sol e hidrate-se durante todo o exercício. É importante também evitar trajetos sinuosos e com muitos declives durante o último trimestre, além de sempre caminhar acompanhado por alguém que possa socorrer você, caso sinta algum mal-estar.

2. Yoga

A vantagem do yoga diante de todos os outros exercícios é que ele trabalha o corpo por inteiro e também a mente, sendo uma prática ideal para quem quer começar a meditar. Ele beneficia a circulação sanguínea e a respiração, trazendo melhorias para a mãe e o bebê, fortalecendo o assoalho pélvico, diminuindo as dores nas costas, aliviando prisão de ventre e ajudando a tratar a ansiedade e as flutuações de humor, muito comuns durante a gestação.

3. Alongamento

O alongamento é um exercício excelente para aliviar dores musculares, nas costas, prisão de ventre e gases. Além disso, é muito indicado para evitar lesões e torções nos pés, muito comuns durante a gravidez. Para garantir os benefícios dos exercícios, o ideal é realizar os alongamentos todos os dias, repetindo de duas a três vezes cada movimento, que devem durar até 30 segundos, e com respiração lenta e profunda.

4. Pilates

O pilates é uma atividade completa para ser realizada durante a gravidez. Porém é preciso cautela: o exercício é indicado apenas para quem já é praticante do método há, pelo menos, um ano e possua um centro de força. Após a descoberta da gravidez, é preciso montar uma rotina de exercícios especiais para cada trimestre, fortalecendo as partes do corpo que serão mais sobrecarregadas, como as costas e as pernas, por exemplo, permitindo uma postura correta durante toda a gestação.

5. Hidroginástica

As atividades dentro da água são excelentes para aliviar o peso da barriga e fazer com que a gestante realize um exercício de intensidade moderada, mas sem grande impacto. A hidroginástica trabalha o fortalecimento do abdome e do músculo do períneo, que serão muito utilizados durante o parto, além de ser uma excelente atividade aeróbica.

Nenhuma atividade física deve ser feita em jejum, sem acompanhamento de um profissional e sem a autorização do médico que acompanha a gravidez. Caso você sinta qualquer desconforto ou sensação diferente do que está acostumada, pare a atividade imediatamente e procure um médico.

O portal Nosso Bem Estar está sempre repleto de conteúdos especiais para você e sua família! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

X