Saúde Integral

27/06/2016 08h00

A importância do magnésio para a sua vida

Conheça alguns benefícios e curiosidades sobre este fundamental suplemento

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Magnesio

O magnésio também ajuda a regular o metabolismo do açúcar e evita que ele se acumule em gordura.

Você sabia que em sua alimentação você ingere magnésio? Esta substância é disponibilizada em diversos alimentos que, se não estão no seu dia a dia, devem passar a fazer parte da sua alimentação. Como é importante para o equilíbrio do organismo, a deficiência dele pode trazer diversos prejuízos para a saúde. Caso a quantidade disponibilizada pela alimentação não seja suficiente, a suplementação mineral pode ser realizada.

Quando em falta do magnésio, o indivíduo pode sofrer com arritmia cardíaca, crescimento inadequado, osteoporose, deficiência de outras vitaminas e minerais, entre outros. Algumas pessoas sofrem com problema digestivo como constipação, perda de apetite, náuseas e vômitos.

Sistema circulatório

O magnésio é usado pelo organismo para regular os batimentos cardíacos. Além disso, colabora para que a pressão arterial se mantenha controlada e protege o coração do estresse muscular, ou seja, é essencial para manter o sistema cardiovascular em perfeito funcionamento.

Ossos

Não é só o coração que precisa do magnésio para funcionar bem. Ele também é essencial para manter a densidade óssea. Com isso, é fundamental para crianças e adolescentes em fase de crescimento e também para adultos e idosos, que precisam manter os ossos saudáveis.

Sistema nervoso

Ele também é ativo na hora de aliviar a tensão, crises de pânico e agitação excessiva. Quando a ingestão é diária, colabora também para aliviar a intensidade das dores de cabeça.

Perda de Peso e regulação do açúcar

O magnésio também atua na formação de enzimas. Algumas delas são responsáveis pela absorção de diversos nutrientes. Quando a quantidade de magnésio está adequada no organismo, ele ajuda a manter uma boa absorção de nutrientes e, consequentemente, faz com que o corpo sinta uma sensação de saciedade. Assim, a pessoa come menos, o que facilita na perda de peso.

O magnésio também ajuda a regular o metabolismo do açúcar e evita que ele se acumule em gordura. Neste caso, atua ao regular a reação da insulina, fazendo com que os níveis no sangue sejam constantes, além de tornar as células mais sensíveis a ela. Com isso, o magnésio se torna ainda mais importante para pessoas com diabete.

Absorção

Dentre os nutrientes que o magnésio ajuda a absorver estão: as vitaminas, sódio, cálcio, potássio e fósforo. Isso acontece porque ele consegue ativar enzimas importantes para esta absorção. Vale lembrar que todos estes nutrientes são importantes para o funcionamento perfeito do organismo.

Alimentos ricos em magnésio:

Cevada, castanhas-do-pará, amêndoas, alcachofra, a batata doce, os amendoins, farinhas de trigo, farinha de milho, tomates, laticínios, chocolate, espinafre, peixes e os grãos integrais.

Ganho de Massa Muscular

O ATP é a molécula usada como fonte de energia para o organismo e o magnésio participa de sua síntese. Quando a quantidade de magnésio no corpo está menor do que o necessário, a disponibilidade de energia diminui, o que faz com que a disposição caia, principalmente na prática de exercícios.

Um adolescente de 14 anos precisa de aproximadamente 240mg diária do mineral. Já um jovem de até 18 anos chega a precisar de 410mg por dia. Depois disso, até 30 anos, é preciso consumir pelo menos 400mg diários e após no mínimo 320mg.  Gestantes devem aumentar a ingestão de alimentos que sejam fonte de magnésio.

Viu como o magnésio é importante para a sua saúde?

Quais desses alimentos você ingere com frequência? Conte pra gente nos comentários! 

X