Bem-estar

06/06/2016 09h00

É possível viver sem dor

A Quiropraxia é uma ferramenta poderosa que promove a diminuição das habituais dores nas costas ao restabelecer o fluxo vital entre o cérebro e o corpo e realinhar as articulações, sem o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Quiro 1 adobestock 82290095

O que no começo pode ser um problema pequeno, com o tempo pode se tornar um grande desastre

Parece mentira, mas a forma como realizamos atividades simples do nosso dia a dia pode afetar todo o movimento do nosso corpo e fazer com que nossas articulações, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento. Movimentos repetitivos e posturas viciosas exigem muito do nosso corpo e são a causa mais comum das habituais dores na coluna.

A Quiropraxia surgiu nos Estados Unidos em 1895 e é especializada no cuidado preventivo e corretivo do sistema neuro-músculo-esquelético do corpo. Procura restabelecer esse alinhamento das articulações, que estão de alguma forma desalinhadas ou bloqueadas, sem o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

O termo Quiropraxia é derivado de duas raízes gregas: quiro = mãos e práxis = praticar. Sua base é a relação entre a estrutura (cérebro, medula espinhal, nervos e coluna vertebral) e a função que é coordenada pelo sistema nervoso. Segundo a organização Mundial de Saúde – OMS, é uma profissão de saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção dessas desordens e dos efeitos delas na saúde em geral.Tem ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

Subluxações são desalinhamentos de vértebras que passam a pressionar o sistema nervoso. São causadas por estressores físicos, químicos ou emocionais e produzem uma lenta e progressiva diminuição do fluxo vital, reduzindo o potencial inato do corpo, resultando em mau funcionamento e impedindo a livre expressão da inteligência inata, ou seja, a capacidade natural de o corpo se recuperar. Assim, o que no começo é  um problema pequeno, com o tempo pode se tornar um grande desastre.

Se as subluxações vertebrais não forem corrigidas, o corpo pode, ao longo da vida, criar compensações, fazendo com que a coluna crie curvaturas erradas e vá se desgastando silenciosamente de uma forma mais acelerada do que o normal, podendo desencadear patologias como artroses, bicos de papagaio, hérnias de disco ou osteoporose.

Com a Quiropraxia, é possível fazer essas correções, restabelecendo o fluxo vital entre o cérebro e o resto do corpo para que este funcione o mais próximo possível de sua potencialidade máxima.

O quiropraxista Kleber Fontolan conheceu o método quando ainda era criança, sendo a prova viva dos benefícios da Quiropraxia. Ao cair de uma árvore, aos 15 anos, machucou tanto a coluna que teve indicação de cirurgia. A mãe resolveu seguir a dica de uma amiga e procurou o tratamento com um quiropraxista. Foi assim que ele se apaixonou pela profissão e foi incentivado a estudar com o especialista Sérgio Pauli, que o tratou.

“No meu caso pessoal, estando com a coluna ajustada eu consigo otimizar minha saúde, melhoro o meu bem-estar geral e consigo ficar sem dores, apesar de ter a coluna bem machucada pelo acidente. Posso dizer que, na minha prática, a Quiropraxia me realiza muito, porque consigo ajudar muitas pessoas a se livrarem de dores e demais condições que uma coluna desalinhada proporciona”, certifica Fontolan, que tem cerca de 10 mil atendimentos e milita em entidades do setor para promover esta profissão de saúde. É vice-presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia Esportiva (ABQE) e ex-diretor da Federação Latino Americana de Quiropraxia (FLAQ).

Entre as pessoas que o quiropraxista Kleber Fontolan já atendeu estão nada menos do que Paul McCartney e a esposa Nancy, em 2010, quando o Beatle fez seu primeiro show em Porto Alegre. “Ele procurou a Quiropraxia em sua passagem por aqui porque usa como rotina para melhorar sua performance e ficar mais relaxado”, conta Fontolan, que não foi autorizado pelos produtores a fazer fotos com o ídolo. Na mesma linha, o quiropraxista foi convidado a atender integrantes das bandas internacionais Guns´N Roses e Aerosmith em suas passagens para shows na capital gaúcha.

 

Quando devemos procurar a Quiropraxia

A coluna vertebral é a nossa base da sustentação do nosso corpo. Durante toda a nossa vida estamos sujeitos a pequenos traumas e más posturas que podem afetar o alinhamento da coluna.

Uma vértebra desalinhada (subluxação) exerce pressão sobre os nervos e compromete o fluxo dos impulsos nervosos, facilitando o aparecimento de lesões e doenças.  A dor é um sinal de que algo está errado no organismo e faz com que as pessoas procurem tratamento. As técnicas manuais usadas para realizar o ajuste articular, que podem ser acompanhadas de estalidos (indolores) trazem o alívio da dor, um aumento da mobilidade e a restauração da função articular, permitindo que o corpo funcione em harmonia.

Mas nem sempre as subluxações causam dor. O tratamento pode ser também feito de forma preventiva, buscando realinhar as articulações e remover as interferências no sistema nervoso, evitando o aparecimento de lesões e proporcionando melhora dos movimentos e bem-estar.

Além disso, os profissionais orientam sobre hábitos e cuidados posturais, que são essenciais para o sucesso do tratamento.

Como é feito diagnóstico

O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, incluindo análise postural, testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas. Caso sejam necessários exames complementares, como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética, eles serão solicitados.

A formação do Quiropraxista

O curso tem duração de aproximadamente cinco anos. A formação é feita na Universidade Feevale (em Novo Hamburgo - RS) e na Universidade Anhembi Morumbi (em São Paulo - SP). Ambas têm convênio com universidades americanas e o conteúdo programático é o mesmo dos Estados Unidos. 

A Quiropraxia no Brasil

No Brasil a Quiropraxia começou a se desenvolver em 1992 com a criação da ABQ - Associação Brasileira de Quiropraxia, que é reconhecida e filiada à Federação Mundial de Quiropraxia (WFC). 

Onde encontrar um Quiropraxista

A Quiropraxia sempre deve ser realizada por um profissional graduado para que seja feita de forma segura e eficaz. No site quiropraxia.org.br encontram-se os profissionais graduados em todo o Brasil. 

Qual a diferença entre um Quiropraxista e um Quiroprata?

Quiropraxista é o profissional que se graduou. Que fez os cinco anos de faculdade e se formou em Bacharel de Quiropraxia.

Quiroprático/Quiroprata é um termo usado para os técnicos. Pessoas que manipulam, porém, não têm a formação universitária.

HISTÓRIA

Embora a manipulação da coluna remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer, em 1895, com a primeira escola para formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos, em 1897.

Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, bonesetting e a osteopatia; incorporou ainda aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo.

CRIANÇAS E GESTANTES

A Quiropraxia é indicada para gestante antes, durante e após a gestação. Gestantes passam por mudanças no “centro gravitacional” devido ao aumento da barriga e de peso. A Quiropraxia é uma maneira segura e eficaz de auxiliar nesse período, sem a utilização de remédios ou procedimentos invasivos. Também colabora na hora do nascimento para facilitar o parto. No pós parto, a Quiropraxia ajuda a reequilibrar o “centro gravitacional”que novamente se altera.

Em crianças, a Quiropraxia é indicada desde o primeiro dia de vida. Subluxações em bebês podem acontecer inclusive na hora do parto, natural ou de cesárea. Os benefícios para as crianças e bebês são inúmeros para prevenir, por exemplo cólicas, refluxo, otites e para colaborar na concentração, sono e no bom desenvolvimento nas fases de crescimento, entre outros. 



 

Principais problemas tratados pela Quiropraxia

·         Dores na coluna lombar.

·         Hérnia de disco e dor ciática.

·         Dores no pescoço/cabeça.

·         Dores e tensão muscular.

·         Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo.

·         Tensão muscular e restrições a movimentações.

.         DORT – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho e LER – Lesões por Esforço Repetitivo.

 

Estressores que causam as subluxações

 

                       ESTRESSORES FÍSICOS:

·         quedas

·         traumas

·         má postura

·         esforço repetitivo

·         muito esforço

                        ESTRESSORES QUÍMICOS:

·         poluição

·         alimentos com agrotóxicos

·         má alimentação

·         pouca água

·         alimentos muito industrializados

·         álcool, drogas e tabagismo

                       ESTRESSORES EMOCIONAIS:

·         estresse

·         irritação

·         ansiedade/depressão

·         pressão no trabalho

.         tristeza

 

Colaborou: ELISA DORIGON - Jornalista

X