Beleza

16/05/2016 08h00

O incrível Óleo de coco

Conheça três usos desse poderoso produto para a saúde e a beleza

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Oleo de coco beneficios 3

Antes de adquirir o óleo, é importante se certificar que o produto vendido é 100% vegetal e que não apresenta, em sua composição, nenhum óleo mineral

O óleo de coco se tornou o queridinho das adeptas da beleza naturalista quando nomes como Gwyneth Paltrow e Yasmin Brunet assumiram usar o produto natural em suas rotinas de beleza. Ingrediente muito utilizado em diversas receitas da Ayurveda, o óleo de coco 100% natural e vegetal é considerado um remédio poderoso e uma dádiva da natureza.

Neste artigo, vamos ver como o óleo de coco pode ser utilizado nos cuidados pessoais e de beleza. Confira:

 Três usos do óleo de coco para a saúde e a beleza

1. Removedor de maquiagem

Quem usa maquiagem nos olhos, principalmente os produtos que são à prova d’água, sabe a dificuldade que é remover os resíduos após o banho e antes de dormir. No entanto, um truque fantástico é utilizar óleos naturais para essa remoção. Afinal, não é à toa que os demaquilantes bifásicos são tão famosos, já que unem os benefícios dos tônicos aos dos óleos. O óleo de coco, em especial, além de tirar a maquiagem sem dificuldades, ainda hidrata a região dos olhos, protegendo a pele dos danos do tempo.

2. Máscaras hidratantes para os cabelos

O óleo de coco possui propriedades hidratantes e nutritivas que são essenciais para a saúde dos fios, como a vitamina E e os ácidos graxos, que penetram profundamente nas cutículas capilares, deixando o cabelo tratado como nenhum outro produto é capaz de fazer. Para utilizá-lo em sua rotina de tratamentos, você pode fazer a famosa umectação dos fios, ou batizar uma máscara que já tem em casa com ele.

Umectação

A umectação une uma massagem de origem indiana com óleos essenciais com uma técnica de nutrição dos fios com óleos naturais. Ela é capaz de repor os nutrientes perdidos com as agressões do dia a dia e das químicas, diminuindo o ressecamento e o frizz. Para fazer a umectação, basta aplicar uma quantidade pequena de óleo de coco nos fios, enluvando cada mecha de cabelo e massageando o couro cabeludo (se o seu cabelo for oleoso, aplique a uma distância de pelo menos um palmo da raiz). Após aguardar alguns minutos para a absorção, lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador. Caso ainda fiquem resíduos de óleo no cabelo, a dica é realizar a técnica de co-wash, ou seja, lavar o couro cabeludo com condicionador. Pode parecer estranho de início, mas um bom condicionador pode ser ideal para retirar a oleosidade.

Máscaras batizadas com óleo

A segunda forma de usar o óleo de coco é batizando uma máscara de hidratação que você já possui em casa. Quando for fazer a hidratação depois de lavar os cabelos, adicione uma colher de sopa de óleo de coco na sua máscara e misture bem. Aplique no cabelo e use touca térmica pelo tempo sugerido na embalagem do produto. Retire a máscara e condicione os fios.

3. Óleo de coco como enxaguante bucal

O óleo de coco possui em sua composição o ácido laúrico, capaz de combater a bactéria Streptococcus, agente causador de uma série de problemas dentários, como cáries e abscessos, além de evitar aftas. Embora ainda não tenham sido publicadas pesquisas comprovando o fato, muitas pessoas relatam que o óleo é capaz de clarear naturalmente os dentes. O bochecho deve ser feito com uma colher de óleo de coco por cerca de 15 a 20 segundos. Após esse tempo, cuspa o óleo e escove os dentes regularmente.

Antes de adquirir o óleo, é importante se certificar que o produto vendido é 100% vegetal e que não apresenta, em sua composição, nenhum óleo mineral.

Acompanhe os artigos de beleza natural do portal Nosso Bem Estar e descubra o que há de melhor para a sua saúde!

X