Saúde Integral

25/04/2016 10h00

Vegetarianos: Muita Atenção A B12

A vitamina também é fundamental para quem pratica dietas veganas ou consome pouca carne

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
B12

A B12 é uma vitamina essencial para ajudar a prevenir anemia, problemas cardíacos e derrames cerebrais

A vitamina B12, um dos componentes do complexo B, é um nutriente importantíssimo para a saúde do nosso corpo, uma vez que é utilizada na produção das nossas hemácias e está envolvida em muitos processos vitais do nosso sistema nervoso e do metabolismo do nosso DNA.

A B12 é uma vitamina essencial para ajudar a prevenir anemia, problemas cardíacos e derrames cerebrais. E sua deficiência, em longo prazo, pode causar problemas sérios no sistema nervoso e no cérebro.

Como é uma vitamina que não é produzida e nem armazenada por plantas, é comum que pessoas que seguem um estilo de alimentação vegetariano e vegano tenham deficiência da B12. Por isso, diante de um quadro de anemia, é preciso entender se o que existe é uma carência de ferro ou de B12 na alimentação do paciente. Às vezes, a anemia pode ser causada pela carência dos dois nutrientes.

A soja, em especial, produz um elemento análogo a ela, mas, por ser inativo, não é digerido pelo ser humano. Algumas plantas associadas a bactérias que produzem a vitamina também podem conter o nutriente, mas em doses insignificantes para os seres humanos.

Devido à importância da vitamina B12 para a nossa saúde, é essencial avaliar se estamos com alguns dos sintomas da sua deficiência e procurar orientação médica para solucioná-la. Confira quais são esses sintomas.

Sintomas da deficiência da vitamina B12

Os sintomas da deficiência dessa vitamina no nosso organismo são variados e podem se confundir com outras doenças e deficiências. Por isso, a consulta com um médico ou nutricionista e exames clínicos de sangue são essenciais.

Entre os principais sintomas, encontramos:

  • Cognitivos, como dificuldade de concentração, de memória e prejuízos para a nossa atenção;
  • Anemia e suas consequências, como o cansaço, a fraqueza e a palidez;
  • Asma;
  • Alterações gastrointestinais, como dores de estômago, intestino preso ou diarreia;
  • Formigamento dos pés;

No entanto, mesmo que você apresente a maior parte ou todos os sintomas acima, só um exame de sangue pode identificar corretamente a deficiência da vitamina B12.

Alimentos ricos em vitamina B12

Os alimentos de origem animal são os que oferecem ao ser humano as doses necessárias de B12. Entre eles, podemos citar, em especial, os peixes, laticínios, fígado, ovos e carnes em geral.

Como a B12 também é metabolizada por bactérias, o levedo de cerveja e os cereais enriquecidos também são ricos na vitamina. No entanto, a cerveja deve ser evitada para quem for diagnosticado com a deficiência, uma vez que o álcool, assim como o tabaco, diminui a nossa capacidade de absorvê-la.

Suplementação da vitamina B12

Para os vegetarianos, e em especial para os veganos, assim como pacientes que apresentam a carência como consequência de dificuldade de absorção da vitamina ou após passarem por uma cirurgia bariátrica, a suplementação pode ser uma excelente solução.

Para pacientes que precisam enfrentar a barreira da absorção, injeções da vitamina podem ser suficientes. Para vegetarianos e veganos, a indicação é do uso contínuo de uma suplementação, ou da inserção na dieta de alimentos enriquecidos com a vitamina B12.

E uma boa notícia para os veganos: a B12 dos suplementos é de origem bacteriana, logo, o seu consumo não oferece nenhum risco à integridade da dieta.

Você tem outras dúvidas sobre a dieta vegetariana e/ou vegana? Continue acompanhando o portal Nosso Bem Estar e fique por dentro das informações importantes para a saúde e o bem-estar da sua família!

X