Saúde Integral

19/04/2016 10h00

Delícias de outono, a estação das frutas

Conheça algumas frutas do outono e elabore cardápios saborosos e nutritivos

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Frutas

Conheça as frutas do outono e seus principais benefícios ao nosso organismo

O outono sucede o verão, época em que muitas pessoas aumentam o consumo de frutas e se tornam adeptas de uma alimentação mais saudável. Porém, é possível estender esse hábito para o ano todo, pois cada estação possui frutas típicas, uma mais deliciosa do que a outra. A seguir você conhece as frutas do outono e seus principais benefícios ao nosso organismo.

Procure resistir às tentações calóricas

O outono é a época em que a temperatura tende a diminuir aos poucos e, com isso, as pessoas procuram comidas mais calóricas e menos saudáveis. Contudo, é preciso investir em cardápios saudáveis sempre, para manter a saúde e a forma para o próximo verão.

As frutas são encontradas durante as quatro estações nos supermercados e no comércio especializado (feiras, frutarias etc.). Portanto, é fácil elaborar receitas práticas e saborosas com elas.

O consumo de frutas é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e obter vitaminas, minerais e fibras. Para atingir esses objetivos, é necessário consumir pelo menos três porções de frutas por dia.

Vamos conhecer as frutas do outono, agora que você já sabe a importância desse alimento para o nosso corpo?

As frutas do outono

A goiaba vermelha é rica em licopeno, que age contra o câncer de próstata. O ideal é degustá-la crua e com casca, para preservar os benefícios (aumento da sensação de saciedade e absorção mais lenta de glicose). Essa fruta também é fonte de vitamina C.

A pinha, fruta do conde, condessa ou ata (dependendo da região do Brasil, o nome varia) é mais uma das frutas do outono. Rica em gorduras boas, também contém vitamina C e ferro. Essa iguaria é fonte de selênio, que fortalece o sistema imunológico e previne doenças, e zinco, que previne o envelhecimento precoce. Porém, seu consumo deve ser feito com moderação, já que a pinha costuma elevar medianamente os níveis de açúcar no sangue.

Mais uma fruta rica em vitamina C, o maracujá também é tipicamente encontrado no outono. Sua casca é rica em fibras, mas normalmente essa parte é desprezada no consumo. Para aproveitar o benefício e aumentar a saciedade, a casca deve ser bem lavada, seca e posteriormente moída. Os pedaços podem ser comidos durante as refeições. Caso prefira, alguns pontos de venda já vendem a farinha de casca de maracujá, fruta que possui efeito calmante.

O caqui também é encontrado entre as frutas do outono. Ele é fonte de licopeno e vitaminas C e E, mas pode ser perigoso para quem tem diabetes devido ao seu alto poder de aumentar as taxas de glicose no sangue. Se o seu objetivo for emagrecer, modere o consumo. O caqui pode ser consumido também em forma de suco.

No outono também encontra-se facilmente abacate nas prateleiras de frutas. Rico em gordura monoinsaturada, considerada boa para o organismo, favorece a saúde do coração. Tem mais: o abacate é rico em selênio, zinco, vitaminas C e E, mas seu destaque é a substância glutatinona, que protege as células. A única restrição é quanto ao seu índice calórico, portanto, não abuse da fruta!

Outro que é típico dessa época é o figo. Apesar de ser rico em nutrientes, como zinco e fibras, o figo deve ser consumido com moderação por quem tem diabetes ou deseja emagrecer (devido ao alto índice glicêmico). Fora isso, aproveite os seus benefícios: fortalecimento dos cabelos, das unhas e neutralização dos radicais livres, que provocam o envelhecimento.

O melão, também encontrado no verão, é uma fruta típica do outono. Constituído praticamente por água e potássio, o melão aumenta a eliminação de urina e pode diminuir a pressão arterial. Assim sendo, essa fruta colabora com o funcionamento renal, equilibrando os níveis de sódio no organismo. Tem mais: o melão é rico em magnésio, que previne infecções, e vitamina A, que favorece a visão.

Montagem de cardápios saudáveis

As frutas do outono ainda incluem tangerina, uva e coco. Citamos as principais, mas é possível notar que são diversas as opções para montagem de cardápios saudáveis e nutritivos. Organize sua alimentação para incluir frutas em todas as refeições e nos lanches intermediários. Sua saúde agradece e seu organismo estará forte e preparado para o inverno.

X