Família

14/04/2016 08h00

Pequenos Leitores

A importância de ler para os bebês e crianças pequenas

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Ler p bebes

Como você estimula o hábito de leitura dentro de casa?

Muito se engana quem pensa que a leitura é uma atividade que deve ser apresentada para as crianças apenas na escola, quando tiverem idade suficiente para serem alfabetizadas.

Na realidade, a leitura nunca deve ser considerada apenas uma tarefa escolar, mas sim um hábito extremamente importante que auxilia no desenvolvimento cultural, cognitivo e social das crianças e ajuda a criar vínculos fortes entre pais e filhos.

No artigo de hoje vamos falar sobre os cinco principais benefícios que a prática da leitura em família pode trazer. Acompanhe.

5 benefícios de ler para bebês e crianças

1. O estimulo sensorial da leitura

Mesmo para bebês, o estimulo sensorial da leitura é muito importante. Nessa fase, procure por livros com muitas figuras e cores, e que possibilitem uma interação tátil da criança com as páginas, como texturas e apliques. Um tipo de livro muito querido pelos pequenos é aquele em que as páginas contêm figuras dobradas que se projetam quando são abertas.

Para crianças maiores, mas ainda não alfabetizadas, a leitura é essencial para estimular seus sentimentos. Ajude a criança a entrar no mundo mágico das histórias colocando bastante emoção na voz e fazendo tons diferentes para cada um dos personagens.

2. Abrindo as portas para outros mundos

Crianças pequenas possuem um mundo muito restrito ao seu círculo familiar, à escola e ao bairro em que vivem. No entanto, por meio das histórias dos livros elas podem ser transportadas para mundos completamente diferentes, entrando em contato com outras realidades, países, culturas e formas de pensar. Esse contato enriquece o conhecimento cultural das crianças, que começam a entender e conviver com as diferenças desde cedo.

3. Estimulando a imaginação

Neurologistas afirmam que a leitura é a mais completa das atividades para o nosso cérebro. Isso porque, enquanto lemos, conseguimos ativar diversas áreas cerebrais, exercitando-as. A imaginação é uma das áreas mais afetadas, e o seu estimulo é essencial para o desenvolvimento da criatividade infantil. Aproveite o momento da leitura para fazer com que as crianças entrem na história. Interrompa a contação em alguns momentos e pergunte para elas: o que vocês fariam se fossem o personagem principal nesse momento? O que vocês acham que vai acontecer na história a partir de agora? Como vocês resolveriam esse problema?

4. Construindo um hábito para toda a vida

Crianças que têm contato com a leitura desde cedo possuem maiores chances de adquirir o hábito para a vida escolar e adulta. Para que isso aconteça, é essencial que a leitura não seja vista como um pequeno momento de lazer que acontece apenas quando sobra tempo, mas como uma atividade diária que faz parte de sua rotina. Separe um momento todos os dias para ler com os seus filhos, que pode ser após a lição de casa, depois do jantar da família ou mesmo antes de dormir. Estabeleça uma rotina: escovar os dentes, sentar no sofá, diminuir as luzes, ligar o abajur e escolher o livro do dia. Deixe que a criança escolha a história que ela quer escutar e estimule-a a explorar novos livros e diferentes enredos.

5. Fortalecendo o vínculo entre pais e filhos

Dividir momentos prazerosos é uma das mais importantes formas de criar vínculos afetivos fortes com os seus filhos. Embarque nesses momentos não apenas como uma obrigação, mas como a atividade mais divertida do seu dia. As crianças conseguem perceber quando os pais estão realmente envolvidos em uma atividade, e se sentem amadas e cuidadas durante o ato da leitura.

Como você estimula o hábito de leitura dentro de casa? Compartilhe conosco nos comentários!

X