Planeta

13/04/2016 08h00

Desperdício que dói!

Você sabe quantos litros de água são gastos para produzir 10 alimentos comuns do nosso dia a dia?

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Consumo de agua por alimentos

Todos nós sabemos que é preciso tomar banhos mais curtos e fechar a torneira enquanto escovamos dentes. Mas você sabe quais alimentos precisaria evitar para reduzir a sua pegada hídrica?

Em tempos em que a sustentabilidade do nosso modo de vida se tornou o tema chave das discussões sobre o futuro do nosso planeta, a questão dá quantidade de água potável disponível para consumo humano é prioritária. A água é um dos mais importantes recursos naturais para a sobrevivência humana, e seu uso tem sido negligenciado, principalmente por setores importantes da nossa economia, como a agricultura e a indústria.

Numa metodologia semelhante às pegadas de carbono, que procura calcular quanto resíduo cada um de nós está deixando no planeta no decorrer de nossas vidas, a pegada hídrica, ou Water Footprint, é um movimento que procura nos conscientizar sobre a quantidade de água que nosso estilo de vida desperdiça.

A conta é simples: se não usarmos bem as reservas de água potável que ainda temos disponível, vai faltar água para todo mundo. Entenda:

O que é a pegada hídrica?

Criada em 2002, a pegada hídrica tem o objetivo de nos fazer entender como as nossas escolhas de consumo e de produção estão afetando os recursos naturais do planeta. O cálculo da pegada hídrica inclui o consumo de água relacionado com diversas atividades diárias individuais, mas também calcula o uso desse recurso na produção de comida e até de nossas roupas.

Segundo a organização Water Footprint Network, quando percebemos o impacto que cada um de nós está produzindo e deixando para as próximas gerações, é mais fácil identificar os hábitos mais danosos e cortá-los ou substituí-los.

E não é tão fácil como parece! Todos nós sabemos que é preciso tomar banhos mais curtos e fechar a torneira enquanto escovamos dentes. Mas você sabe quais alimentos precisaria evitar para reduzir a sua pegada hídrica? Descubra na lista abaixo:

A quantidade de consumo de água de 10 alimentos comuns da nossa dieta

Para entender como o número total de litros para cada alimento foi encontrado, pense não apenas do alimento em si, mas em todo o seu processo produtivo na agroindústria até chegar na sua mesa: preparação do solo, irrigação das plantas, água para as máquinas agrícolas, água utilizada na fabricação dos fertilizantes para aquele produto e a utilizada para que ele seja lavado e higienizado, e assim por diante.

1. Açúcar

Para produzir um quilo de açúcar refinado se gasta, em média, 1500 litros de água potável.

2. Café

Apenas uma xícara de café gasta o equivalente a 140 litros de água.

3. Cerveja

Apenas um copo de cerveja tradicional precisa de 75 litros de água para ser produzido.

4. Frango

São 3900 litros de água para cada quilo de carne de frango.

5. Leite

Como os produtos de origem bovina, o consumo de água para a produção de leite é muito alto: para cada litro de leite são mil litros de água potável.

6. Milho

O milho é outro alimento que gasta bastante água potável. Para um quilo do produto, são 900 litros de água.

7. Ovos           

Apenas uma unidade de ovo precisa de 200 litros de água.

8. Pão

Para um quilo de pão são necessários 1600 litros de água, o que significa uma média de 40 litros por fatia do alimento.

9. Queijo

O queijo, como produto direto do leite, é um alimento muito caro em termos de quantidade de água necessária para sua produção. Um quilo de queijo precisa de cerca de 5 mil litros de água.

10. Carne bovina

A carne bovina é a líder absoluta do ranking de alimentos que mais gastam água. Para produzir apenas um quilo de carne são utilizados 15 mil e 500 litros de água. Se você pensar rapidamente quantos quilos sua família consome uma semana, e quantas famílias em média moram apenas no seu prédio ou no seu bairro, você vai entender o tamanho do impacto ambiental que o consumo de carne vermelha está causando no planeta.

Preocupado com o impacto que o seu consumo de produtos de origem animal pode estar causando no meio ambiente? Conheça o movimento Segunda sem carne e saiba o que incluir um dia de dieta vegetariana na sua semana pode fazer pelo planeta!

X