Saúde Integral

12/04/2016 08h00

Herpes Labial e Herpes Zoster: entenda a diferença e conheça os tratamentos

As manifestações de Herpes Labial e de herpes Zoster são bem diferentes e exigem tratamentos distintos

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Herpes

É importante sempre estar atento aos seus sintomas e procurar um médico na primeira manifestação

A herpes é uma doença que possui diversas manifestações e pode ser causada por até três tipos de vírus diferentes. Além de desconforto e dor, as manifestações das doenças causam constrangimento social para os pacientes devido às feriadas que aparecem em diversos locais do corpo. Entenda o que causa cada tipo de Herpes e como tratá-las no nosso artigo de hoje!

Herpes Labial

Aparecimento de incômodas bolhas na região da boca, dor ao falar e ao comer e ardência e coceira nos lábios são as principais queixas de quem tem herpes labial. Entenda como age esse vírus e quais são os tratamentos existentes!

O que é Herpes Labial?

Esse tipo de herpes é uma infecção viral causada pelo vírus da herpes simples. A doença não tem cura, é altamente contagiosa, e as manifestações podem parecer a qualquer momento da vida dos portadores do vírus.

O vírus da herpes fica latente em nosso tecido nervoso por um grande período de tempo, manifestando-se somente em circunstâncias específicas que podem variar de pessoa para pessoa. Em geral, o vírus é oportunista, e aparece em situações de fadiga, estresse ou baixa imunidade. Também é comum a manifestação após exposição prolongada ao sol ou ao frio, menstruação ou transtornos emocionais diversos.

Embora não tenha nenhuma outra complicação para a nossa saúde, a manifestação da herpes é dolorida e causa constrangimento social, devido às feridas recorrentes que afetam o rosto. O ciclo em geral dura 7 dias, e o paciente é contagioso enquanto ainda existirem bolhas na ferida.

Cerca de 80% a 90% da população brasileira é portadora do vírus Herpes Simples, no entanto, apresentam anticorpos para o vírus, que pode nunca chegar a se manifestar. Algumas pessoas apresentam apenas algumas manifestações durante a vida, enquanto outras podem apresentar mais de uma por ano.

Tratamentos

O tratamento mais comum para o herpes labial são os antivirais em creme ou prescritos para via oral - às vezes uma combinação dos dois. Sessões de laser aplicadas em consultórios odontológicos também têm apresentado uma ótima reposta, interrompendo o ciclo do vírus e permitindo uma rápida cicatrização. O tratamento deve ser iniciado logo no início dos primeiros sintomas, como vermelhidão, formigamento ou coceira nos lábios, e antes que as bolhas surjam.

Caso o paciente apresente manifestações recorrentes, alguns médicos optam por fazer um tratamento mais longo, com alguns meses de duração e prescrição de uma dose de prevenção diária de antiviral, principalmente se for o caso de um quadro imunodepressor.

Herpes Zoster

O Herpes Zoster é uma doença muito mais séria e que pode provocar sérias complicações para a saúde. Entenda:

O que é Herpes Zoster?

O agente causador do Herpes Zoster é o vírus Varicela-zoster, o mesmo responsável pela catapora. Embora a média seja que 90% dos adultos sejam portadores do vírus após um primeiro contato com a catapora ainda na infância, em algumas pessoas com um quadro de baixa imunidade o agente é reativado. Nessa reativação, ele infecta alguns trajetos nervosos do corpo, com o aparecimento da herpes no tórax, no rosto, nas costas e até no abdômen.

Tratamentos

Por infectar trajetos de nervos, a Herpes Zoster é caracterizada por causar uma dor muito forte, chamada de nevralgia, que pode persistir mesmo após o fim da manifestação. O tratamento inclui doses de antivirais e potentes analgésicos, principalmente para adultos e idosos.

Da mesma forma que o Herpes Simples, o Zoster não possui cura. No entanto, hoje já existe uma vacina chamada Zostavax. Ela só é ministrada para pessoas com mais de 50 anos por causa da maior probabilidade de apresentarem a manifestação.

É importante sempre estar atento aos seus sintomas e procurar um médico na primeira manifestação. Continue acompanhando o portal Nosso Bem Estar e fique por dentro do que é importante para a sua saúde.

X