Saúde Integral

07/04/2016 08h00

Ceias saudáveis

Ingerir alimentos saudáveis antes de dormir pode ajudar a ter uma boa noite de sono

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Ceia

A temperatura do mingau quente/morna auxilia no relaxamento, enquanto que as fibras da aveia auxiliam na sensação de saciedade

É muito comum pessoas acordarem, tomar seu café matinal, ao longo da manhã ingerir algum outro tipo de alimento, almoçar, mais uma vez comer algo, jantar e ainda assim sentir fome antes de dormir. Muitas pessoas não possuem o hábito de cear, porém essa é uma refeição tão importante quanto todas as outras diárias e não deve ser negligenciada. Confira a seguir o porquê da ceia ser tão importante e também alguns exemplos do que ingerir para uma boa noite de sono.

Os benefícios da ceia

É durante o sono que o organismo se recupera do estresse, das atividades físicas e tudo o que passamos durante o dia. Em uma noite de sono, há secreção de hormônios como GH e melatonina, por exemplo. Sendo assim, para que haja uma boa reparação de tecidos e descanso de funções vitais, se alimentar de forma qualitativa antes de ir para a cama é primordial para uma boa noite, bem como para a saúde.

É nesse momento que muitas pessoas ficam em dúvida: o que ingerir antes de dormir? Confira alguns alimentos que proporcionam uma noite tranquila, saudável e recuperativa.

Alimentos para garantir uma boa noite de sono

O segredo de uma boa ceia não está na quantidade. O simples fato de ingerir um alimento, mesmo em pequena quantidade, é suficiente para que o organismo obtenha os benefícios.

Leite quente

Mães e avós sempre disseram que um copo de leite quente/morno ajuda a dormir melhor, e elas estavam certas. Além da temperatura morna que proporciona tranquilidade, o leite é fonte de triptofano, aminoácido precursor de serotonina, hormônio que causa sensação de tranquilidade e bem-estar. Sendo assim, um copo de leite é um grande aliado de uma boa noite de sono.

Banana

Muitos consideram a banana um alimento pesado para ser ingerido tarde da noite, porém, assim como o leite, a banana é uma fruta riquíssima em triptofano, o que consequentemente proporciona uma boa noite de sono a quem ingeri-la antes de se deitar.

Mingau de aveia

A temperatura do mingau quente/morna auxilia no relaxamento, enquanto que as fibras da aveia auxiliam na sensação de saciedade, causando assim uma noite confortável e tranquila.

Chá com torradas

Ao ingerir qualquer tipo de chá antes de dormir é preciso ter cuidado com a concentração de cafeína presente em sua composição, caso contrário o tiro pode sair pela culatra e a pessoa pode ter dificuldade para dormir. Dessa forma, opte por chás que causem um efeito tranquilizante como a camomila ou a erva doce, por exemplo. Evite os chás preto e mate. Quanto às torradas, dê preferência às integrais, que possuem grandes quantidades de fibras em sua composição.

Iogurte com mel

Assim como o leite, o iogurte é fonte de triptofano, que, como já citamos causa uma sensação de bem-estar e tranquilidade em quem o ingere. Quanto ao mel, use pouco: apenas um fio de mel é mais do que suficiente para auxiliar e potencializar a absorção do triptofano pelo organismo.

Comer antes de dormir é muito importante. Não se deve deixar a ceia de lado. Além de evitar a fome, a ceia é uma potente forma de dar qualidade ao sono. Pessoas que não comem nada antes de dormir geralmente acordam durante a noite com fome, atacam a geladeira e acabam por ingerir alimentos pesados e que não auxiliarão numa boa noite de sono e muito menos na silhueta. Não pule a ceia, coma alimentos saudáveis, potencialize seu sono e colha os benefícios disso.

E você, sabia da importância da ceia? Compartilhe o texto, faça com que mais pessoas saibam da importância de ingerir um alimento de qualidade antes de se deitar.

X