Bem-estar

31/03/2016 10h36

Não consegue se exercitar?

Falta de tempo pode ser desculpa para não praticar atividades físicas regulares, mas não é razão para não mudar hábitos.

Por Nosso Bem Estar

ShotShare/IStock/NBE
Istock 000063524003 medium

Falta de tempo pode ser desculpa para não praticar atividades físicas regulares, mas não é razão para não mudar hábitos.

Você trabalha o dia todo e estuda de noite? Hoje a maioria das pessoas tem uma vida corrida, seja por causa de emprego, cursos, problemas familiares ou até pelo tempo que se leva na locomoção entre o local de trabalho e a residência. Tudo isso é muito importante, mas uma coisa acaba ficando em segundo plano: a saúde. Nessa correria toda, exercitar-se acaba ficando algo praticamente impossível. Quem tem uma hora de folga por dia para ir para a academia? A boa notícia é que você pode mudar algumas atitudes na sua vida para se exercitar sem atrapalhar a rotina. Veja as dicas e melhore a sua saúde!

1 - Suba escada

Deixe o elevador do prédio de lado. Você vai gastar só uns minutinhos a mais subindo e descendo escada, mas aproveitará para se mexer um pouco. Isso gasta caloria e fortalece a musculatura da perna. Além disso, não sai da rotina e você pode fazer dentro do seu próprio prédio. Só preste atenção aos seus joelhos.

2 - Vá a pé

Vai comprar algo perto da sua casa? Deixe o carro na garagem e caminhe até lá. Pode parecer pouco, mas caminhar duas quadras para ir e duas para voltar para casa é uma maneira de movimentar o esqueleto. Além disso, você vai gastar pouco tempo e evitará passar o dia todo apenas sentado no escritório. Faça isso sempre com um bom tênis.

3 - Troque o carro pela bicicleta

As grandes cidades estão, pouco a pouco, aderindo às ciclovias. Aproveite isso e use a seu favor. Troque o carro pela bike na hora de ir trabalhar. Como você não vai pegar congestionamento, muitas vezes, ir pedalando acaba sendo mais rápido do que ir de carro para o trabalho. Andar de bicicleta fortalece a musculatura da perna e ajuda a queimar calorias.

4 - Passeie com os cachorros

Seus cães podem ajudar você a se movimentar. Eles precisam sair  para passear todos os dias. O que acha de começar a atender à necessidade do seu pet e de quebra praticar uma atividade física? Se você não leva, comece a levar o seu bichinho para passear. No começo, faça voltas pequenas e, depois, aumente o percurso e aproveite os minutos com seu cachorro se exercitando.

5 - Aproveite a hora do almoço

Você vai almoçar em um restaurante? Aproveite e caminhe até ele. Na volta, se sobrar uns minutinhos, faça um alongamento simples, no próprio escritório. Cada minuto do seu tempo que você aproveita para se mexer é bom para sua saúde.

6 - Limpe a casa

A tarefa pode não ser a mais divertida, mas é necessária. Limpar a casa ajuda a se exercitar. Varrer chão, lavar louça e roupa acabam sendo boas atividades físicas para quem não tem tempo de se exercitar diariamente.

7 - Aproveite os minutos de folga

Um exercício fácil de ser feito e que queima muita caloria é pular corda. Tenha uma na bolsa e, sempre que tiver um tempinho, arrume um lugar em que possa pular corda. Pode ser em qualquer canto da casa ou no parque, enquanto se diverte com os filhos.

Gostou das dicas? Então as coloque em prática e faça atividades físicas diariamente. Compartilhe as dicas com seus amigos! 

X