Beleza

23/03/2016 08h49

Como cuidar da pele no pós-sol?

Se você costuma passar do ponto do bronzeado e ficar com a pele ressecada e vermelha, é bom ter cuidados

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Pele

O bronzeado, quando é feito aos poucos e com a pele protegida, dura mais, porém, quando ela não está protegida e é novamente queimada, a tendência é que ela resseque e o bronzeado vá embora.

Todo mundo sabe que antes de tomar sol é necessário se proteger e passar protetor solar. Além disso, é importante evitar horas em que o sol está mais forte, ou seja, aproveitá-lo antes das 9 horas da manhã ou depois das 16 horas. Porém, quem nunca exagerou e ficou mais tempo do que o recomendado? Se você fez isso e agora está vermelho, com ardência na pele e quer tentar evitar a descamação, fique atento às dicas que preparamos.

Banho gelado

Depois que chegar em casa, caso tenha se queimado muito, tome um banho frio. Ele alivia a dor e ajuda a evitar que a pele fique ressecada. Aproveite para se refrescar após uma tarde de muito calor.

Proteja-se

Antes de tomar sol, você deve passar protetor solar, independentemente da cor da sua pele. Isso vale também para depois de tomar sol. Lembre-se de que você já exagerou um pouco e a pele está mais sensível ainda, protegê-la é essencial para evitar ressecamento e escamação da pele. O bronzeado, quando é feito aos poucos e com a pele protegida, dura mais, porém, quando ela não está protegida e é novamente queimada, a tendência é que resseque e o bronzeado vá embora.

Além do protetor, use viseira ou boné para proteger a cabeça e o rosto e evitar piorar a queimadura. Mesmo com esses acessórios, use protetor no rosto e reaplique durante o dia, conforme indicado na embalagem do produto escolhido.

Use o fator solar ideal para a sua pele

Usar um fator de proteção menor do que a sua pele precisa também não é bom, pois ela já estará sensível. Quem costuma ficar vermelho com facilidade e as pessoas morenas devem usar protetor com FPS 30 a 50. Já as negras podem escolher o FPS 30.

Capriche na hidratação

A saúde da pele depende da hidratação que você fizer. Por isso, depois do banho frio, capriche no hidratante por todo o corpo. Aproveite que ele ainda estará úmido, pois isso ajuda a absorver melhor o produto.

Há também as loções restauradoras usadas em bebês que podem auxiliar na recuperação da pele. Elas têm um poder hidratante muito bom e ajudam no pós-sol.

Não puxe a pele

Caso haja bolhas após a queimadura, não fure e, se a pele descamar, não puxe as famosas casquinhas. Se fizer isso, vão abrir feridas e piorar a situação. Nessa fase, evite banhos quentes e continue caprichando na hidratação.

Não tenha pressa, pois não há nada que possa acelerar o processo. É necessário cuidar da pele e esperar ela se recuperar da queimadura excessiva. Beba muita água e, caso tenha muita dor ou note algo diferente, procure um médico.

Gostou das dicas? Então as compartilhe com seus amigos nas redes socais e não se esqueça do protetor solar! 

X