Planeta

16/03/2016 09h30

A Hora do Planeta

Você sabe o que está por trás dos 60 minutos de luzes apagadas durante o evento?

Por Nosso Bem Estar

Divulgação
Hora do planeta

A Hora do Planeta nada mais é do que um movimento que atinge basicamente pessoas de todo o mundo com a intenção de proteger o planeta.

Você sabe o que está por trás dos 60 minutos de luzes apagadas durante o evento?

A sétima edição da Hora do Planeta de que o Brasil participou foi realizada no dia 28 de março de 2015, durou das 20h30 às 21h30 e foi promovida pela organização ambientalista WWF-Brasil. A edição de 2015 foi a recordista no quesito número de participação de cidades brasileiras: ao todo 185 municípios aderiram ao movimento, entre elas todas as capitais, além do Distrito Federal. Antes de 2015, a Hora do Planeta que ocorrera em 2009 havia sido a recordista de participantes, quando 144 cidades resolveram apagar as luzes durante 60 minutos.

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta nada mais é do que um movimento que atinge basicamente pessoas de todo o mundo com a intenção de proteger o planeta. Ela acontece anualmente ao fim do mês de março, reúne comunidades e autoridades a fim de celebrar um compromisso com o mundo em que vivemos, e consiste em apagar as luzes por uma hora.

Em 2016, o movimento está agendado para acontecer no dia 19 de março, um sábado, e tem como principal objetivo incentivar a comunidade global a compartilhar os desafios e as oportunidades da criação de um mundo que seja mais sustentável.

Qual o principal pedido do movimento?

A Hora do Planeta incentiva governos, empresas e pessoas a usarem o movimento como uma plataforma, mostrando ao mundo que algo está sendo feito para que seus impactos ambientais sejam reduzidos. A Hora do Planeta pede que todos tenham responsabilidade por seus impactos sobre o planeta e tentem realizar mudanças comportamentais para que se implante um estilo de vida mais sustentável, sem tantas agressões ao meio ambiente. O primeiro passo, que é o simples apagar das luzes durante uma hora, é o mais fácil de ser feito. Desligar as luzes durante 60 minutos faz com que as sociedades reconheçam e celebrem seus compromissos de fazer algo pelo planeta que dure mais do que apenas uma hora.

Há quanto tempo acontece a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta teve início em 31 de março de 2007, em Sidney, na Austrália, quando mais de 2 milhões de pessoas e 2 mil empresas apagaram as luzes durante uma hora.

A Hora do Planeta preza pela segurança

A Hora do Planeta quer que todos estejam em segurança durante os 60 minutos anuais do evento e não recomenda que luzes públicas sejam apagadas: nesse caso, cabe a cada um apagar as luzes que julgam não interferir na segurança. No caso da gestão de cidades, geralmente apagam-se luzes de determinados monumentos, como ocorreu no Cristo Redentor no Rio de Janeiro e na Torre Eiffel, em Paris, por exemplo. Empresas tendem a apagar suas luzes internas e em casa as pessoas normalmente apagam as do teto ou então secundárias, como de abajures e luminárias, por exemplo. A Hora do Planeta não incentiva nem endossa comportamentos irresponsáveis.

A campanha é muito mais do que um simples apagar das luzes

O movimento acredita que o simbolismo existente no simples ato de apagar as luzes por uma hora é de grande importância para a mentalidade das pessoas. É uma forma de conscientizar e enfatizar que precisamos viver de modo sustentável, evitando emissões de carbono e dessa forma poupando os finitos recursos naturais.

E você? Conhecia o movimento? Gostou dos ideais? Compartilhe o texto para que mais pessoas fiquem por dentro e participem da Hora do Planeta 2016!

X