Saúde Integral

18/02/2016 08h59

Vamos ao dentista?

Conheça alguns sinais que indicam que é hora de marcar a consulta.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Dentista 39

Mesmo que você escove os dentes de forma correta, passe fio dental e usa enxaguante bucal, os problemas podem aparecer.

Há quanto tempo você não faz uma visita ao seu dentista? Muitas pessoas costumam marcar uma consulta apenas em casos de incômodos e dores ou então para resolver algum problema estético, mas eles devem ocorrer periodicamente, a cada seis meses, para manter as revisões dentárias e limpezas em dia. Dentes e boca sujos trazem inúmeros malefícios à saúde, podendo até acarretar em problemas no coração.

Há ainda quem diz possuir verdadeiro pavor de ir ao dentista. Para muitos a consulta odontológica assusta, porém, hoje os consultórios são agradáveis, possuem tecnologias que auxiliam no relaxamento e bem-estar do paciente e possibilitam que o trabalho ocorra da melhor forma possível. A ideia de dor e sofrimento cada vez mais tem ficado para trás.

Mesmo que você escove os dentes de forma correta, passe fio dental e usa enxaguante bucal, os problemas podem aparecer. Confira a seguir alguns sinais de que é necessário sentar na cadeira do dentista.

Aquela dorzinha chata

É a causa que mais leva pessoas ao dentista. Aquela incômoda dor pode ser pelo nascimento de dentes do siso, ou então por algum incomodo que faz com que a pessoa fique irritada e não consiga prestar atenção em mais nada. Sentiu dor de dente? Pegue o telefone e agende sua consulta.

Sangramento

Sangramentos podem ser relativamente comuns, afinal uma escovação com um pouco mais de força pode fazer com que a mucosa bucal sangre. Porém quando duram mais do que três dias, eles devem ser investigados. A causa mais comum de sangramentos bucais é a gengivite. Então, já sabe: sangrou e não passou? É hora de visitar o dentista.

Dor enquanto mastiga

É comum pacientes relatarem dores ao mastigar qualquer algum alimento. Isso é um claro sinal de que há alguma coisa errada. Esse sintoma está associado a muitos problemas como: bruxismo, gengivite, artrite e problemas de ATM (articulação temporomandibular). Se a dor enquanto mastiga é frequente, a consulta com o seu dentista deve ocorrer o mais rápido possível.

Sensibilidade

Aquele sorvetinho extremamente gelado, ou o café quente faz você sentir dor ou desconforto? Tem algo de errado aí. Sensibilidade geralmente é sinal de cárie, dentes fraturados, doenças na gengiva, raiz exposta ou esmalte desgastado. Atente-se a isso. Sensibilidade é sinal de que algo não vai bem e que você precisa visitar seu dentista.

Fratura

Nossos hábitos alimentares têm mudado muito. Alie a isso a crescente expectativa de vida da população e o resultado será: mais dentes quebrados. Os dentes são hoje muito mais exigidos do que há 20 anos, por exemplo. Dessa forma, é comum que haja quebras e fraturas. E quando isso ocorre, não há saída. A visita ao dentista será mais do que certa.

Abscesso

Problema muito comum que geralmente ocorre quando há pus em torno da raiz do dente. Os abscessos nada mais são do que o resultado de uma infecção bacteriana. A área afetada fica dolorida e inchada, e é necessário ir ao dentista para que seja feita uma drenagem, limpeza e desinfecção da área.

E você? Possui algum dos sintomas citados aqui? Ligue já para seu dentista de confiança e agende sua consulta. Cuidar da saúde bucal é algo imprescindível e jamais deve ser deixado de lado.

X