Bem-estar

17/02/2016 08h44

Dor muscular após o exercício?

De nada adianta praticar exercícios em excesso e sofrer com as dores musculares

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Maxresdefault

A maioria das dores, ou seja, das lesões musculares, são causadas pelo excesso de atividades.

Depois dos exercícios você tem dores musculares? Embora muitos acreditem que isso seja normal e até indiquem um bom aproveitamento dos exercícios, não é bem isso o que acontece. A maioria das dores, ou seja, das lesões musculares, são causadas pelo excesso de atividades.

Como as dores musculares acontecem?

Quando você faz mais exercícios do que o seu corpo suporta, os músculos começam a ser afetados. Microtraumas acontecem e levam à lesão nos tecidos. Isso pode acontecer quando a intensidade é maior do que deveria ou quando o tempo em que fica se exercitando ultrapassa o limite do corpo.

Estima-se que 50% das lesões, ou seja, das dores musculares, sejam causadas por esses motivos. Além do uso excessivo, o pouco tempo para deixar os músculos se recuperarem também causa dor, pois depois de ter sofrido algumas pequenas lesões, se ele não se recuperar antes de ser exposto a uma nova carga de exercício, tende a causar as lesões por repetição.

Outro ponto importante a ser observado é que as pequenas lesões não recuperadas vão se sobrepondo. Com o tempo, as dores musculares intensas podem fazer com que seja necessário parar o exercício físico por um tempo, para deixar o músculo se recuperar.

Há outros fatores que também podem indicar maior risco de ter lesão e dor muscular. Atletas que já tiveram algum tipo de lesão têm mais chance de voltar a sofrer com dores musculares. Pessoas que caminham ou correm mais de 32 km por semana também sofrem risco maior de lesões e dores. Além disso, variações individuais, como fragilidade em uma articulação, falta de equilíbrio muscular, pés cavos, entre outros, tornam a pessoa mais propícia à lesão.

A técnica esportiva mal realizada também é um verdadeiro vilão para a saúde. O uso errado de um equipamento, a postura incorreta na realização de exercícios pode resultar em lesões e dores musculares.

Como evitar dores musculares?

O treino adequado, feito da maneira e intensidade adequadas para o seu corpo evita as lesões e consequentes as dores. Para isso, algumas práticas e cuidados podem ajudar:

- Tenha sempre um profissional para orientar quanto ao uso dos equipamentos e intensidade dos exercícios a serem feitos;

- Respeite os limites do seu corpo;

- Cuidado com a postura;

- Não intensifique mais do que 10% do seu treino por semana, ou seja, aumente a intensidade, caso necessário, mas gradativamente;

- Faça exercícios específicos para o fortalecimento muscular, mas sempre respeitando os seus limites;

- Caso note algum incomodo ou dor, avise o profissional que está te acompanhando;

- Se sofrer alguma lesão, respeite o tempo de repouso necessário, pois é ele que permitirá que o músculo seja reparado. Lembre-se que lesões formadas em cima de outras que não foram curadas podem resultar em danos maiores;

- Melhore as técnicas do esporte com educador físico ou técnicos;

- Faça atividade de aquecimento muscular progressivo;

- Em caso de pequenas dores após o treino, o uso de bolsas de gelo costuma ajudar.

Caso lesões e dores mais fortes venham a acontecer, procure um médico para que ele possa avaliar e indicar o tratamento mais adequado.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

X