Bem-estar

04/02/2016 08h53

Na melhor idade, mexa-se!

Escolher a atividade física de acordo com a sua faixa etária é essencial para garantir os benefícios da prática.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Meia idade

Escolher a atividade física de acordo com a sua faixa etária é essencial para garantir os benefícios da prática.

Os exercícios físicos na terceira idade são indispensáveis para se manter saudável tanto física quanto psicologicamente. O simples ato de movimentar-se de maneira constante já afasta problemas como hipertensão, depressão, obesidade, diabetes, colesterol alto e osteoporose, além de estimular a coordenação motora e enxugar alguns quilinhos. Se você está na melhor idade e está à procura de uma nova atividade física, nós lhe daremos algumas sugestões a seguir. Confira.

Corrida/caminhada

Esses dois esportes são os mais praticados em todas as idades. Correr ou caminhar ao menos 30 minutos diariamente é algo fundamental para quem está em busca de saúde. Tanto a corrida como a caminhada são exercícios que auxiliam na regulação da pressão arterial, combatem diversos problemas cardiovasculares, diminuem a osteoporose, melhoram a capacidade respiratória, além de fortalecerem a musculatura, principalmente dos membros inferiores de quem pratica.

Musculação

Muitas pessoas da terceira idade possuem certa aversão à musculação. Mas são poucos os que conhecem os benefícios dessa modalidade esportiva. Ela é ótima para manter ou melhorar o condicionamento físico e a circulação sanguínea, aumentar a resistência óssea e potencializar a força muscular. Porém, o levantamento de peso é totalmente diferente do que é feito pelos jovens. Para eles, o foco da musculação deve ser a quantidade de repetições dos movimentos e não o peso da carga. Ao trabalhar de maneira correta, diversos benefícios poderão ser notados em curto espaço de tempo.

Bicicleta

Andar de bicicleta é prazeroso e totalmente revigorante. Essa atividade exige pouco esforço quando comparada a esportes como corrida e musculação e é um ótimo exercício para fortalecer os músculos do quadril e das pernas. Além disso, manter o equilíbrio em cima da bicicleta é um verdadeiro trabalho de coordenação motora e cognição.

Pilates/Yoga

Essas duas modalidades são ótimas para proporcionar equilíbrio, flexibilidade e tranquilidade. Os alongamentos executados durante as aulas colaboram no alívio de dores, além de promoverem correção da postura corporal. Basicamente todos os exercícios são realizados com foco na expiração e na inspiração, o que tende a potencializar a capacidade pulmonar de quem pratica.

Natação/Hidroginástica

Natação e hidroginástica são atividades que promovem diversos benefícios aos praticantes, pois não causam impactos e atritos, protegendo as articulações e promovendo melhora dos quadros de artrite, artrose e osteoporose. Além disso, atividades aquáticas estimulam o fortalecimento muscular, potencializam o sistema respiratório e queimam muitas calorias.

É importante ressaltar que, para obter resultados positivos à saúde com a prática de exercícios físicos, as pessoas da terceira idade devem procurar profissionais capacitados que lhes dê orientações sobre cada atividade. Essa é a melhor forma de prevenir lesões e outros tipos de problemas. 

X