Bem-estar

01/02/2016 17h43

Dicas para eliminar agrotóxicos dos alimentos

Eles representam um risco para a saúde, e por isso é preciso higienizar bem as frutas e hortaliças antes do consumo

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Agrotoxicos   dr. lair ribeiro 2

Estudos recentes apontaram o Brasil como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo

Um dos maiores temores de quem procura uma vida saudável é a ingestão de alimentos produzidos com o auxílio de agrotóxicos, pois eles representam um verdadeiro perigo para saúde, e também para a natureza.

Estudos recentes apontaram o Brasil como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, e ser um dos maiores produtores agrícolas do globo pode sair caro para a saúde dos consumidores a médio e longo prazo. Em 2010, o país utilizou cerca de 800 milhões de litros de agrotóxicos em suas lavouras. Pensando na saúde geral da nação, muitas entidades estão na luta para que o uso e consequente consumo de agrotóxicos seja diminuído.

Atualmente existem feiras orgânicas, onde pequenos produtores vendem seus alimentos que são produzidos longe de agrotóxicos, mas não são todos que têm o privilégio de comprar essas frutas e hortaliças. Se na sua cidade não há uma feira orgânica, fique tranquilo. A seguir daremos algumas dicas de como eliminar os agrotóxicos dos alimentos de forma simples, fácil e barata. Confira:

1.Vinagre

O bom e velho vinagre não serve apenas para tempero. É possível diminuir  os agrotóxicos das frutas utilizando simplesmente vinagre. Basta juntar uma parte de vinagre e duas de água, despejar essa mistura em uma bacia e deixar frutas e verduras de molho por cerca de 30 minutos. Passado o tempo, basta enxaguar os alimentos com água fria.

2.Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um grande aliado na remoção de agrotóxicos e demais resíduos de sujeiras das frutas e verduras. É possível utilizar uma pasta feita de bicarbonato com água. Basta apenas 1 colher de café e a mesma medida de água e a pasta estará pronta. Sendo assim, é só esfregar os alimentos, ou então fazer uma solução com 1 litro de água junto com uma colher de bicarbonato. Deixe as frutas e hortaliças nessa solução e após 15 minutos enxague-as em água corrente.

3.Água

A simples lavagem de frutas e hortaliças com água fria remove cerca de 80% dos agrotóxicos presentes nas peles e cascas dos alimentos.  Se a água for ligeiramente salgada, irá remover ainda mais resíduos presentes na superfície dos alimentos. Para melhorar a redução de agrotóxicos utilizando apenas água, basta lavar as frutas de 2 a 3 vezes e as verduras folha por folha.

4.Remoção da casca

Mesmo após lavagem, deve-se eliminar a casca de frutas ou verduras cujas origens são desconhecidas. Tenha especial atenção com a casca de frutas cítricas, pois há receitas que as levam como ingredientes. Caso for ingerir cascas de frutas ou então de verduras, lave-as muito bem, para ter certeza que todos os tipos de agrotóxicos foram removidos, assim como resíduos de terra e poeira.

5.Spray de bicarbonato e limão

É possível preparar um spray caseiro capaz de desinfetar frutas e legumes. É simples e fácil de ser feito. Você precisará de:

1 colher de sopa de suco de limão

250 ml de água

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Basta juntar todos os ingredientes e mexer até que o bicarbonato se dissolva totalmente. Feito isso, despeje a solução em um borrifador, pulverize-a sobre frutas e verduras e deixe a solução agir por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, escove os alimentos para retirar os resíduos mais difíceis e depois os enxágue normalmente.

Viu só? Se livrar dos agrotóxicos presentes nos alimentos é mais fácil, simples e barato do que parece. Você tem alguma outra técnica para higienizar frutas e verduras? Conte para nós como você faz para limpar seus alimentos.

X