Planeta
19/01/2016 16h25
O Mar Agoniza
A Poluição dos oceanos atingiu um ponto crítico. Precisamos ajudar!
Por Nosso Bem Estar

Nos últimos 30 anos, as águas oceânicas receberam uma enorme quantidade de poluição, fazendo com que a regeneração aquática já não ocorra de maneira tão eficaz.
A natureza é incrível e possui capacidade de se regenerar em diferentes tipos de ecossistemas. Quando falamos de mares e oceanos, isso não é diferente, porém, nos últimos 30 anos, as águas oceânicas receberam uma enorme quantidade de poluição, fazendo com que a regeneração aquática já não ocorra de maneira tão eficaz.
Os mares e oceanos sempre foram vitais a vida humana, e ainda continuam a desempenhar um papel fundamental na sociedade. Mesmo sendo de suma importância, as águas marítimas não têm sido preservadas, e estima-se que cerca de 14 bilhões de toneladas de poluentes acometem os oceanos anualmente.
Recentemente a revista científica Science divulgou um panorama dos impactos sofridos nos mares e oceanos de todo o mundo. A reportagem teve como base um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia e revelou que cerca de 41% de toda a área marinha já sofreu algum tipo de impacto ambiental.
Principais formas de poluição marinha?
Combustíveis fósseis, petróleo e demais produtos químicos vazados de plataformas de exploração, navios e em oleodutos ou então descartados de forma proposital. A esse fenômeno se dá o nome de maré negra;
- Lixos, materiais como vidro, ferros e principalmente plásticos que são jogados por pessoas que estão em navios ou então na praia;
- Lançamento de esgoto industrial e doméstico sem que haja tratamento. A maioria dos esgotos que chegam aos mares e oceanos foram lançados primariamente nos rios, que através de seus fluxos naturais acabam por levar toda a contaminação às águas marinhas;
- Deposição de resíduos tóxicos e radioativos ou então perda acidental de submarinos e navios nucleares;
- Descarte de lama de dragagem que ocorre nos rios e chega até as áreas oceânicas.
Consequencias devastadoras
Os estragos são muitos e gravíssimos:
- Prejuízos a todos os ecossistemas marinhos, podendo acarretar em desequilíbrio ecológico;
- Contaminação de peixes e demais animais marinhos que posteriormente serão consumidos;
- Morte de pássaros que se alimentam de peixes contaminados ou então que entram em contato com substâncias químicas como combustíveis e petróleos;
- Morte de animais como tartarugas, baleias, tubarões e pinguins pela simples ingestão de lixo;
- Águas das praias tendem a se tornar impróprias para o banho;
Conscientização é primordial
Para a preservação de mares e oceanos, é preciso uma conscientização, tanto particular quanto governamental.
É necessário que as empresas tratem todos os seus dejetos antes de soltá-los em rios, mares e oceanos, assim como cabe ao governo fornecer tratamento de esgoto e dejetos, bem como fiscalizar a qualidade desses antes que atinjam e poluam as águas.
A preservação de nossos mares e oceanos começa de forma única e pessoal. Sabe-se que a limpeza de ambientes e o bom comportamento são contagiosos. Por exemplo: se você for a praia e recolher todo seu lixo, as pessoas que estão ao seu redor farão o mesmo. Pode não ser a salvação, mas já é o começo de algo grandioso. Preserve, cuide e reprima quem poluir, e no futuro todos agradecerão.
Gostou do texto? Compartilhe! Faça com que essas informações cheguem ao maior número possível de pessoas e que essas possam auxiliar no processo de limpeza de mares e oceanos.