Bem-estar

17/12/2015 12h40

Dicas de brincadeiras para você e seu pet

Cães e gatos podem exigir cuidados frequentes, mas quem tem um desses companheiros sabe a imensa diversão eles podem oferecer.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Pet play 2

Existem diversas brincadeiras possíveis de fazer com seus pets, dentro ou fora de casa.

Existem diversas brincadeiras possíveis de fazer com seus pets, dentro ou fora de casa. São divertidas, servem como exercícios, estimulante cerebral e – a melhor parte – melhoram a interação e o relacionamento entre o dono e o animal. Veja algumas delas e comece a brincar já!

Brincando com seu cachorro

Esconde-esconde

Essa brincadeira não é reservada somente a crianças – cachorros também adoram! E existem dois modos de brincar. O primeiro é pegar algum brinquedo favorito do cachorro ou um punhado de petisco e escondê-los. Guie o animal até as proximidades do esconderijo e estimule-o a procurar o objeto escondido. O segundo é você mesmo se esconder, chamá-lo e recompensá-lo quando ele o encontrar. São ótimas brincadeiras para estimular o olfato do animal e entretê-lo com a busca.

Cabo de guerra canino

Aqui a intenção é estimular a obediência em comandos básicos de “pega” e “solta”. Segure um brinquedo na mão e estimule seu cão a mordê-lo, dizendo “pega”. Brinque um pouco mexendo suavemente o brinquedo de um lado para o outro. Em seguida, mantenha a sua mão com o brinquedo próximo ao seu corpo e diga “solta”, apenas uma vez. Espere até que o cão largue naturalmente.

Essa brincadeira permite que o cão faça ações bem comuns à sua espécie: morder, brincar e largar. Não estimula a agressividade, como muitos pensam, e para ele será muito divertido!

O jogo do nome

Essa brincadeira estimula a capacidade do cachorro de memorizar nomes. Em um ambiente sem muitas distrações para o animal, coloque dois brinquedos separados e nomeio-os com palavras simples, como “urso” ou “pato”.  Jogue várias vezes o mesmo brinquedo dizendo o nome e estimule o cão a ir buscá-lo. Após algumas jogadas, apenas diga um dos nomes, até que o animal entenda qual ele deve buscar. Recompense-o a cada acerto e, se notar que seu cão memoriza nomes com facilidade, introduza novas palavras. É um ótimo estimulante cerebral!

Bola ao cesto

Pegue um cesto vazio e a bola favorita do seu cão. Demonstre calmamente o que você quer que ele faça. Largue a bola na cesta e diga “cesto” ou qualquer palavra que identifique a ação de colocar a bolinha ali. Certifique-se que o animal está prestando atenção ao comando e movimento. Depois de repetir diversas vezes a ação, dê a bola para ele. Sempre o recompense com um petisco quando ele executar a atividade. Após algum tempo, você pode jogar a bolinha para que ele a busque e coloque no cesto novamente, sempre repetindo o comando.

Brincadeiras de gato

Brincadeiras que estimulem os sentidos mais primitivos dos gatos são particularmente benéficas para eles, em especial para os que vivem em ambientes pequenos, sem muita área ao ar livre. Se você tem a possibilidade de ter dois gatos em sua casa, para os bichanos será excelente. Caso não seja possível, brincar com eles e oferecer brinquedos para que possam se entreter sozinhos é essencial.

Esconderijos

Todo mundo sabe o fascínio que gatos têm por esconderijos! Caixas de papelão com brinquedos presos no teto, arranhadores altos com esconderijos em cima e caixinhas em lugares estratégicos tornam-se um ótimo e divertido observatório para os bichanos.

Brincadeira da garrafa

Por serem muito curiosos, essa é uma ótima brincadeira. Pegue uma garrafa plástica de refrigerante bem limpa e seca, coloque um pouco da ração que ele costuma comer e tampe a garrafa. Faça furos na lateral e dê para o gato brincar. Ele vai adorar se divertir com a garrafa, escutando o barulho e, vez ou outra, conseguir pegar uma ração que caia do buraco!

Bolinhas e brinquedos felinos

Bolinhas são um dos brinquedos favoritos dos gatos, especialmente aquelas que pulam! Jogue longe para que ele a busque, correndo e brincando. Alguns ratinhos e brinquedos de pelúcia contêm catnip (erva dos gatos) e uma boa parte gosta muito, embora o cheirinho se vá com facilidade. Uma dica é guardá-los em um pote fechado com um pouco da erva, mantendo o aroma por mais tempo.

Outra opção é a varinha com brinquedo. Coloque na ponta da varinha uma corda amarrada em um brinquedo. Essa atividade faz com que seu gato se divirta e se exercite correndo e pulando. Ao tentar pegar o bichinho na ponta, seu instinto caçador é muito estimulado. E o melhor, você e seu gato interagem bastante!

Cuidado com algumas brincadeiras

Gatos costumam ser dóceis, mas evite brincar apertando sua barriga, puxando seus bigodes ou seu rabo, pois eles não gostam de brincadeiras assim. Do mesmo jeito, não deixe novelos de lã, sacolas plásticas, arames e cotonetes expostos, pois eles adoram esses objetos e pode ser perigoso para eles. 

E você, costuma dedicar um tempo do seu dia para o seu bichinho de estimação? Quais as brincadeiras favoritas de vocês?

 

X