Saúde Integral

02/12/2015 08h49

Alimentos orgânicos é o canal!

Você sabe quais são as vantagens de consumir este tipo de produto?

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Organicos

Você sabe quais são as vantagens de consumir este tipo de produto?

Uma alimentação saudável e balanceada é muito importante em todas as fases da vida, por isso é preciso prestar atenção nos alimentos que são colocados à mesa. Muitos deles podem ter sido produzidos com o uso de agrotóxicos, o que é maléfico tanto para quem os consome como para quem os produz.

Riscos causados pelos agrotóxicos

Além de prejudicar o meio ambiente contaminando solo e lençóis freáticos, os agrotóxicos podem ainda causar, em quem os consome, problemas neurológicos e degenerativos como Alzheimer, Mal de Parkinson, infertilidade, inflamações e o tão temido câncer.

A melhor forma de fugir dos agrotóxicos é buscar consumir alimentos orgânicos.

O que é um alimento orgânico?

Um alimento orgânico é obtido sem a utilização de produtos químicos ou hormônios sintéticos que favorecem seu crescimento. No caso do vegetal, o solo, que é a fonte de nutrição do alimento, fica livre de agrotóxicos, adubos químicos, pesticidas ou de sementes transgênicas. No caso de animais, a criação ocorre sem que haja uso de antibióticos, hormônios de crescimento e anabolizantes.

Como saber se o produto que você está comprando é orgânico?

Para realmente ser considerado orgânico, é necessário que o alimento possua o selo brasileiro determinado pela Lei dos Orgânicos ou pela declaração de produtor orgânico familiar. Tome cuidado, nem todo alimento produzido sem agrotóxico é orgânico. Além disso, algumas regras devem ser seguidas durante a produção, como respeito ao meio ambiente, condições dignas de trabalho e respeito à legislação ambiental.

O alimento pode ser cultivado sem que haja uso de agrotóxico, porém, se foi utilizado adubo sintético em sua produção, ele não pode mais ser considerado orgânico.

Os principais produtos orgânicos produzidos no Brasil são: cacau, arroz, soja, cana, açúcar, guaraná, café, gengibre; frutas como morango, uva, manga, pêssego, banana, tomate e legumes.

Vantagens em consumir orgânicos

  • Preservação do solo que se torna mais fértil e livre de toxicidade;
  • Ambiente se torna mais sustentável e equilibrado;
  • O alimento se torna mais saudável e nutritivo;
  • A saúde de quem trabalha na produção é garantida;
  • Proteção de futuras gerações contra contaminação química;
  • Restaura a biodiversidade.

Alimentos orgânicos são mais saudáveis pelo simples fato de serem nutricionalmente mais completos, saborosos e também possuírem mais minerais como potássio, selênio e ferro, quando comparados a alimentos convencionais.

Os orgânicos trazem saúde a quem os ingere, bem como a quem os manipula. Hoje os alimentos orgânicos são facilmente encontrados em supermercados, varejões e lojas de produtos naturais. Procure sempre por alimentos que contenham a menor quantidade de aditivos químicos possível. Preze por alimentos orgânicos, dessa forma, todos ganham, o meio ambiente, o produtor e o mais importante, você e sua saúde.

 

X