Bem-estar

26/11/2015 08h17

As propriedades e benefícios dos óleos essenciais

Eles são compostos vegetais que concentram uma energia vital poderosa: um verdadeiro elixir de bem-estar.

Por Nosso Bem Estar

ShotShare/IStock/NBE
Istock 000018593513 medium

O uso dos óleos essenciais traz tranquilidade e equilíbrio graças ao seu aroma, enquanto suas propriedades purificam e hidratam a pele, despertando o seu brilho natural.

O uso dos óleos essenciais traz tranquilidade e equilíbrio graças ao seu aroma, enquanto suas propriedades purificam e hidratam a pele, despertando o seu brilho natural. Eles são relacionados com as substâncias orgânicas da natureza, e podem vir de flores, frutas, cascas, sementes ou raízes. Esses compostos ajudam a equilibrar a nossa saúde, porque fornecem lipídios que protegem e hidratam.

Os óleos essenciais, fonte de bem-estar

Os óleos essenciais são substâncias altamente voláteis e não gordurosas. Eles têm sido usados ​​há anos para proporcionar mais prazer e bem-estar, tanto físico como psicológico. Além disso, penetram na pele muito mais profundamente que os óleos vegetais, graças à sua estrutura molecular leve e delicada.

Como os óleos essenciais atuam em nosso corpo?

Por serem ricos em vitaminas e ácidos graxos insaturados, os óleos essenciais hidratam e nutrem a pele profundamente, e permitem a penetração de ativos benéficos na derme e epiderme. Ao contrário do que possa parecer, eles são substâncias que não deixam uma sensação gordurosa sobre a pele. Por isso, são comumente chamados de óleos de secagem.

Vias Aéreas

Foi a bioquímica Margueritte Maury (1895-1968), que promoveu o uso de aromaterapia e óleos essenciais nas massagens terapêuticas. Hoje em dia, é bem conhecido o efeito calmante desses óleos essenciais. Quando um cheiro entra na cavidade nasal, o sistema límbico do cérebro é ativado. Esta é a parte envolvida na memória e emoções. 70% de nossas emoções são geradas através dos aromas que nos cercam.

Oralmente

Com efeito, pode-se tomar os óleos essenciais sob a forma de comprimidos. Claro, recomenda-se que um especialista forneça a sua prescrição e dosagem. O óleo essencial mais conhecido na forma de comprimidos são os famosos Ômega 3, 6 e 9.

Aromaterapia

Poderíamos dizer que o uso mais simples é através da aromaterapia. Você apenas tem que sentir o cheiro deles! Por outro lado, a sua aplicação através da pele é simples, embora seja necessário tomar certas precauções, pois são substâncias altamente concentradas. É por isso que óleos essenciais são sempre diluídos em substâncias condutoras, tais como óleos vegetais ou argilas. Somente óleos essenciais de lavanda, camomila e chá árvore podem ser aplicados diretamente sobre a pele.

No corpo

Óleos essenciais são verdadeiros socorristas da pele, pois bloqueiam determinados processos de degradação celular. Uma massagem diária antes de aplicar o creme de hidratação promove a renovação celular e restaura o brilho e maleabilidade para a pele.

A massagem com esses óleos em certas partes do corpo é vital para lidar com problemas específicos, pois eles estimulam a microcirculação e favorecem a perda de água, o que melhora a elasticidade e a firmeza da pele. 

Benefícios de alguns óleos essenciais para a saúde e beleza

Os óleos essenciais têm as propriedades específicas das plantas das quais são obtidos. Os principais óleos e suas propriedades são:

Lavanda: bactericida, reequilibra a pele seca e irritada.

Gerânio: revigorante, fortalece a pele sensível.

Cenoura: antioxidante, revitaliza a pele seca e cansada.

Cipreste: tônico venoso, acalma e tonifica a pele.

Patchuli: cura e reduz a acne.

Limão: adstringente, purifica a pele oleosa.

Camomila romana: um poderoso anti-inflamatório que combina com todos os tipos de pele.

Alecrim: tonificação, retorna o brilho do cabelo.

Eucalipto: antisséptico, limpa o couro cabeludo.

Hortelã: estimulante, devolve o vigor ao cabelo.

Sálvia: tônico, facilita o crescimento do cabelo.

Orégano: diminui as inflamações e evita a celulite.

Laranja: antiespasmódico, relaxa o corpo.

Tomilho: bactericida, contra todos os tipos de infecções.

Jasmim: estimulante, afrodisíaco, eleva o humor.

E você? Já conhecia os benefícios dos óleos essenciais? Escreva o seu comentário e não deixe de acompanhar o nosso portal!

 

X