Crescimento pessoal

10/11/2015 08h28

Mudar mundos começando por si

Inspire-se com iniciativas que levam práticas gratuitas de yoga, tai chi chuan e meditação a espaços públicos de cidades brasileiras

Por Nanda Barreto

Divulgação
Img 0506

Cada vez mais necessárias, iniciativas como essas existem há bastante tempo

Viver com qualidade nas grandes cidades é cada vez mais desafiante. Todos os dias, o trânsito, a poluição e a violência urbana nos colocam frente a frente com nossa sucessão de erros civilizatórios. Se por um lado parecemos cada vez mais distantes uns dos outros, por outro não param de aparecer iniciativas autônomas inspiradoras, que estimulam o autocuidado e a convivência em grupo nos espaços públicos das metrópoles.

“É muito bonito ver a adesão das pessoas. Demonstra que estamos mesmo desejando esse contato”, pontua a instrutora de yoga Gabi Dias, 29, do Coletivo Namaskar, grupo que há dois anos leva práticas de yoga gratuitas a parques de Porto Alegre. “Essa é a nossa doação para o Universo. Acreditamos na lei da Ação e Reação: quando estamos fazendo o bem, ele retorna para nós de outra maneira. Nossa maior recompensa é ver aquele sorriso estampado no rosto de alguém que experimentou o yoga pela primeira vez”, destaca.

Outro grupo que desenvolve um trabalho bem bacana na capital gaúcha é o Medita POA, coordenado por Cinara Hamorim. "Nossa primeira edição foi no início de 2014. São vários profissionais que compartilham suas técnicas, músicas e talentos de forma amorosa e voluntária. O maior objetivo é disponibilizar diversas técnicas de meditação e práticas que ajudem o SER humano a despertar para sua Divindade e Amorosidade e perceber a UNIDADE".

 

Uma das atividades com crianças do Medita POA na capital gaúcha

O idealizador do projeto Yoga no Parque, em Curitiba, Silvio Lopes, 34, conta que a vontade de oferecer uma oportunidade para os amigos praticarem yoga foi o que motivou a criação do grupo, em 2010. “O resultado foi tão surpreendente que em pouco tempo passamos a oferecer algo para a sociedade, contribuindo para o bem-estar das pessoas, além de difundir o yoga, valorizando a filosofia. Yoga significa união, então nada melhor do que unir as pessoas visando um estilo de vida mais saudável, mais consciente e em contato com a natureza”, resume, acrescentando que hoje em dia cada aula conta com aproximadamente 200 alunos.

Na capital federal, o Coletivo Namaste está agitando o cenário local de yoga com práticas no Parque da Cidade desde 2014.  “Nosso propósito é levar os ensinamentos milenares que tanto nos fazem bem para fora da sala de aula, aproximando as pessoas que talvez nunca nem tenham visto yoga na vida. Pensamos também no aprendizado trocado entre os professores, já que somos 3 professoras ensinando juntas, e sempre convidamos outros yogis instrutores; é surpreendente essa troca”, salientam as yoginis Andrea Hughes, 33; Juliana Sartori, 51 e Thais Joy.

Leia também: 
Sejamos mais humanos
Gestando um mundo mais solidário

Que beleza é sentir a natureza!
Respirar ar puro, escutar o som dos pássaros e sentir um solzinho bater no rosto é sempre um destaque entre os frequentadores dessas práticas ao ar livre. “Isso acaba influenciando a prática como um todo. Quando as aulas acontecem nos finais de tarde, há uma energia diferente. Há o pôr do sol, a brisa, o calor do sol e tudo isso aumenta a sensação de bem-estar. Por outro lado, há maior interferência de ruídos, como pessoas conversando nas proximidades, além do barulho de carros, motos, entre outros, diferente de uma sala de aula”, detalha Silvio.



Coletivo Namaste mobiliza yogis e yoginis para práticas ao ar livre na capital federal 

A praça é nossa!
No Rio de Janeiro, um dos bairros mais conhecidos por seu potencial cultural também recebe esse tipo de ação cidadã. Desde o início do ano, a #MeditaçãoNaPraça acontece toda quarta-feira, às 20h, no Largo das Neves, em em Santa Teresa. A terapeuta Maria Cláudia Cabral, 46, é uma das organizadoras do evento e acredita que meditar em ambientes públicos configura um bom exercício de foco e também de cidadania.

“A praça é o ponto de encontro dos seres humanos desde a Antiguidade. Nos grandes centros urbanos, o espaço público tem sido deixado de lado em favor de espaços privados, normalmente ligados a práticas comerciais (shoppings), muito por força da necessidade de segurança. Acredito que elevamos a segurança nos espaços públicos à medida que os ocupamos com atividades integrativas e integradoras, capazes de contribuir para o senso de pertencimento. A cidade é das pessoas, a praça é das pessoas”, sustenta Maria Cláudia.


Yoga no parque da Redenção atrai público diverso, em Porto Alegre

O pessoal do Coletivo Namaskar compartilha desse ponto de vista. “Acreditamos que quando nos apropriamos de um espaço que é nosso de fato, podemos transformá-lo. O Parque da Redenção, na capital gaúcha, por exemplo, que é onde acontece a maior parte das nossas aulas, é um ambiente conhecido por ser perigoso. É nossa vontade contribuir para que isso mude”, defende o grupo.

Vanguarda

Cada vez mais necessárias, iniciativas como essas existem há bastante tempo. Em Niterói, por exemplo, o grupo ToTao está na rua com o tai chi chuan há uma década.  Em Brasília, são realizadas práticas diárias de tai chi há mais de 40 anos na Praça da Harmonia Universal! Também é ali que todos os domingos pela manhã acontece o Nosso Hatha Yoga. “O grupo do tai chi acolheu de braços abertos a chegada do grupo da yoga”, celebra  Otávio Vieira, 32, um dos professores voluntários do grupo.

Pra não ficar à margem de si
A zona de conforto não tem esse nome à toa. É justamente por ser um lugar cômodo e conhecido que muita gente permanece nela. As consequências da mesmice, no entanto, podem ser devastadoras, pois suprimem o que há de mais genuíno no ser humano: a sua capacidade de se reinventar a cada momento.

Se você tem algo de bom para compartilhar com outras pessoas, não espere mais tempo! E se conhece iniciativas como as descritas nesta reportagem, experimente! Acompanhe nas próximas edições do Nosso Bem Estar mais matérias sobre iniciativas de quem resolveu descruzar os braços e pôr a mão na massa por um mundo melhor para se viver!

Mapa da Qualidade de Vida

Brasília

Praça da Harmonia Universal

Práticas diárias de Tai Chi Chuan desde 1974
https://www.facebook.com/BeingTaoTaiChiChuan

Nosso Hatha Yoga
https://www.facebook.com/groups/580815561959250/?fref=ts

Coletivo Namaste
https://www.facebook.com/coletivonamaste

Curitiba
Yoga no Parque
Práticas abertas a todos
https://www.facebook.com/yoganoparque

Niterói
Grupo ToTao
Tai Chi Chuan no Museu de Arte Contemporânea
https://www.facebook.com/Grupo-ToTAO

Porto Alegre

Coletivo Namaskar
A agenda de aulas de yoga é divulgada semanalmente na página do Facebook. facebook.com/ColetivoNamaskar.

Medita Poa
Atividades de meditação coletiva
https://www.facebook.com/Medita-POA-634542783266497/

Rio de Janeiro

#MeditaçãoNaPraça
https://www.facebook.com/Amarse

Uruguaiana
Para ser yoga
Aulas de yoga no Parcão da cidade
http://tobeyoga.blogspot.com.br/


 

 

 

X