Família

29/10/2015 08h38

Brinquedos educativos

Saiba quais as vantagens para as crianças.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Tde nov dollarphotoclub 83097431

Brincar é a melhor maneira de uma criança ser estimulada. O acesso a jogos, contato com outras crianças e também brinquedos educativos são ótimas formas de desenvolvimento

Brincar é a melhor maneira de uma criança ser estimulada. O acesso a jogos, contato com outras crianças e também brinquedos educativos são ótimas formas de desenvolvimento, pois o incentivo à exploração lúdica tende a enriquecer todo e qualquer aspecto da sua formação.

Quando crianças recebem determinado brinquedo elas o apertam, mordem, jogam, sentam em cima, ou seja, exploram aquele objeto, o que desencadeia nelas o prazer de estar e interagir com aquela peça. Essas experiências e sensações são fundamentais para um desenvolvimento pleno e completo da criança.

O que é um brinquedo educativo?

O brinquedo educativo é aquele que faz com que a criança desenvolva e estimule determinados sentidos e habilidades, como em um jogo de encaixe de peças, por exemplo. Para que ela chegue ao encaixe correto, são necessárias várias tentativas e, dessa forma, são desenvolvidas habilidades motoras, noção de cores, tamanhos e formas e também raciocínio.

Confira a seguir uma lista de brinquedos educativos que são considerados ideais para cada faixa etária.

0 a 2 anos

Nesse momento da vida, podem ser oferecidos brinquedos como cubos com diferentes cores e animais estampados, bolas com guizo, quebra-cabeças, chocalhos, brinquedos musicais, mordedores emborrachados e espelhos. É uma fase muito importante de desenvolvimento do tato e do olfato.

2 a 3 anos

Crianças nessa faixa etária podem receber tapetes com bichos, letras e números, brinquedos com formas geométricas de encaixe, cavalos de balanço, lousas para desenhos. Nessa fase, é importante ensinar às crianças a organizarem e recolherem os brinquedos.

3 a 4 anos

Crianças de 3 a 4 anos devem brincar com fantoches, vagões empilháveis, triciclos, alfabetos recortáveis, carrinhos e bonecas, quebra-cabeças pouco complexos, jogos de equilíbrio, de memória. Todos esses brinquedos estimularão a raciocínio e o pensamento lógico.

4 a 6 anos

Fase na qual o imaginário das crianças é muito amplo e a criatividade começa a ser desenvolvida. Sugere-se brinquedos como varal de letras, réguas de frações, jogo de argola, corda, ábacos, instrumentos musicais, jogos matemáticos, dominós e jogos eletrônicos.

Acima de 6 anos

É nesse momento que crianças vão criar personalidade e opiniões próprias, portanto, devem ser oferecidos a elas pipas, bolas de gude, argila, discos de frações, quebra-cabeças, perna de pau. Jogos de tabuleiro, como damas e ludo também são boas opções para crianças acima de 6 anos.

Importância dos brinquedos educativos

Os brinquedos educativos proporcionam desenvolvimento cognitivo e social e também uma melhor e mais rápida assimilação de informações. Todo esse resultado é obtido pelo simples fato de os brinquedos tornarem a aquisição do conhecimento algo mais lúdico e divertido, o que prende a atenção da criança e desperta o interesse pelo assunto.

Dessa forma, o brinquedo educativo pode ser considerado um ótimo recurso didático para facilitar o aprendizado e o conhecimento da criançada, seja em escolas ou até mesmo em casa.

Ao utilizar brinquedos educativos, as crianças desenvolvem outras habilidades como competitividade, criatividade e coordenação motora. Assim, elas têm o seu desenvolvimento potencializado e estimulado da melhor maneira possível: Brincando.

E você, oferece brinquedos educativos para seus filhos? Conte para nós sua experiência.

 

X