Saúde Integral

26/10/2015 17h43

Medicina Ortomolecular

Saiba quais são os benefícios

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Orto

A medicina ortomolecular trabalha com a ideia de reposição de vitaminas e minerais, além de corrigir e eliminar os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento das células) do organismo.

medicina ortomolecular trabalha com a ideia de reposição de vitaminas e minerais, além de corrigir e eliminar os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento das células) do organismo. Ela baseia-se no equilíbrio de funções vitais corpóreas e trabalha em conjunto com substâncias naturais, além de reeducação alimentar.

O tema é cercado de polêmicas e divide a opinião de especialistas. Profissionais defendem o uso da Medicina Ortomolecular com o argumento de que somente a alimentação não basta para que radicais livres sejam eliminados. Por outro lado, cientistas afirmam que faltam estudos para comprovar sua eficácia.

De qualquer forma, a especialidade vem sendo utilizada em larga escala como modo de prevenir doenças como diabetes e câncer, além de promover um rejuvenescimento estético bem como perda de peso. Quer saber mais sobre a medicina ortomolecular? Acompanhe.

Como funciona a Medicina Ortomolecular?

Pacientes chegam ao consultório dizendo ter uma alimentação pouco equilibrada, sono irregular, pouca prática de exercício físico e na maioria das vezes apresentam sintomas como irritabilidade, ganho de peso, retenção de líquidos, insônias e alergias que, na grande maioria dos casos, são causados pelo desequilíbrio de minerais existentes no corpo, que podem estar em excesso ou falta.  

Já na primeira consulta, o paciente passa por uma anamnese completa, que aborda desde alimentação até hábitos diários, e o médico ortomolecular pede um mineralograma, um exame que dosa os níveis de minerais e vitaminas do organismo do paciente.  

Com o resultado em mãos e sabendo então quais são os níveis de minerais e vitaminas do paciente, o médico avalia o desequilíbrio dessas substâncias e traça um plano para corrigi-los com alimentação e suplementação.

Resultados da terapia

Independente de qual for a queixa do paciente, o tratamento proporciona rejuvenescimento de forma natural, pois age de forma direta na alimentação e hábitos.

Tendo conhecimento dos resultados positivos, pacientes que visam estética aliada à saúde procuram esse tipo de tratamento, pois possuindo os níveis de minerais e vitaminas normais, imperfeições como celulites, gordura localizada, ressecamento de pele, cabelo e unhas quebradiças tendem a desaparecer.

Tempo de tratamento

Médicos e pacientes relatam que o tempo mínimo para promoção de equilíbrio em um organismo utilizando a Medicina Ortomolecular aliada ao mineralograma é de aproximadamente um ano. Sugere-se a repetição do exame a cada seis meses, para que os níveis de vitaminas e minerais possam ser mantidos dentro da normalidade.

O tratamento pode ser utilizado por todas as pessoas, independente de sexo ou idade e de terem uma doença em específico, pois ele age como prevenção e controle de taxas do organismo.

E você, já fez algum acompanhamento ortomolecular? Gostou dos resultados ou ficou com alguma dúvida sobre o artigo? Escreva pra gente pelos comentários. 

X