Bem-estar

14/10/2015 08h14

Os segredos da primavera e suas flores

A beleza da estação das flores contagia as pessoas. Nessa época renasce a alegria, o bom humor é notório e é bem mais expressiva a sensação de satisfação.

Por Nosso Bem Estar

ShotShare/IStock/NBE
Istock 000019404250 medium

A beleza da estação das flores contagia as pessoas. Nessa época renasce a alegria, o bom humor é notório e é bem mais expressiva a sensação de satisfação.

Que poder tem a primavera! Poder de fazer as pessoas mais felizes, permitindo-se sair da hibernação e conseguir mais entusiasmo no dia a dia. O bom da primavera é que não são só as flores que nascem e encantam, as pessoas ficam inspiradas, há uma maior cordialidade entre todos. Há quem diga que são as flores, outros afirmam que são os dias de sol que alegram a vida das pessoas, alguns acham que é a proximidade com o verão. A primavera não precisa ser desvendada, ela simplesmente é e continuará sendo a estação que desperta paixões, que estimula o amor e que rompe quaisquer barreiras.

Mas afinal, qual o poder mágico da primavera? Por que ela mexe tanto com o nosso emocional e nos faz nos sentir tão bem? Se você adora a estação mais florida do ano, vai adorar também esta matéria. Confira.  

O que acontece com as emoções na primavera?

primavera é uma época de mudanças na vida das pessoas. Assim como as flores que desabrocham, para as pessoas a fórmula é mais ou menos a mesma, ou seja, estar passando pela primavera faz as pessoas "desabrocharem para a vida", permitindo-se viver novas experiências, alçar novos voos e buscar novas opções, tanto na vida profissional quanto na pessoal. O incentivo à mudança é quase todo inspirado no que acontece na natureza durante os meses dessa estação, e você inevitavelmente sentirá a necessidade de fazer parte desse processo de mudança. 

Já reparou que ao tocar no rádio alguma música que você adora, você se sente bem e muito mais alegre? É mais ou menos isso que acontece inconscientemente quando percebemos as mudanças na primavera. Do nada sentimos aquela inevitável vontade de nos cuidar mais, de procurar estar em sintonia com essa natureza fantástica. Uma das formas de nos sentirmos em comunhão com a primavera é por meio do cultivo de flores.

Cultivando na primavera

Quer ter belas flores? Invista nas plantas que possuem um ciclo propício para serem cultivadas na primavera, como é o caso da verbena, do beijinho americano, da sálvia e das tagetes.

Beijinho Americano

O beijo americano é uma planta tropical, que se desenvolve muito bem em ambientes com temperatura próxima aos 25ºC. O indicado é que a planta seja cultivada em locais com claridade natural e que seja regada diariamente.

As flores podem ser rosa, laranja, brancas ou vermelhas, e desabrocham apenas duas vezes ao ano. É uma planta que vive em média entre 2 e 3 anos e alcança uma altura de até 30cm. É preciso realizar a adubação de três em três meses para manter o seu viço.

Sálvia 

As suas folhas podem ser utilizadas como tempero e também para fazer infusões. É uma bonita planta ornamental, normalmente cultivada em jardins, e cresce de forma mais efetiva quando está em clima subtropical, contando com temperaturas aproximadas dos 29°C.

A sálvia necessita de luz solar direta pelo menos durante algumas horas diárias. Além dos cuidados com a luz, é preciso contar com um solo bem drenado e fértil, mantendo-o com certa umidade para que a planta possa crescer. 

Tagetes

As tagetes também são chamadas de cravos. Esta planta é originária do México e tem como característica principal possuir flores com cores intensas e vibrantes, oscilando as suas tonalidades entre o amarelo e o vermelho escuro.

As tagetes são de fácil cultivo, inclusive contam com semeadura espontânea e é comum serem cultivadas em bordas de canteiros. Além da beleza estética oferecida pelas tagetes, elas são excelentes repelentes de insetos, como formigas.

Primaveras

Embora esta seja uma planta que pode ser cultivada o ano todo, o seu nome fez com que ela se consagrasse símbolo da estação das flores. As primaveras também são conhecidas como buganvilla, buganvile, três-marias. Elas formam arbustos trepadores que florescem nas estações mais quentes: primavera e verão.

As primaveras são plantas que suportam muito bem o sol pleno, possuem boa resistência à maresia, ao vento e a mudanças bruscas de temperatura. Elas mantêm o seu desenvolvimento pleno quando crescem em locais com temperaturas médias de 23°C. O seu cultivo requer solos bem drenados, ricos em matéria orgânica e férteis.

Essas plantas podem ser cultivadas tanto em canteiros como em vasos, contudo, precisam contar com tutores resistentes. Também podem ser cultivadas como plantas trepadeiras e apoiadas em muros.

Independente da planta que você escolher cultivar, saiba que precisará tomar alguns cuidados a fim de assegurar o bom desenvolvimento da muda. Estes são alguns dos aspectos a serem cuidados:

  • Escolher a época adequada para plantar a muda;
  • Disponibilizar a quantidade de sol adequada para cada tipo de planta;
  • Verificar se o solo está bem adubado;
  • Disponibilizar água suficiente para hidratar a planta.

E você, como se sente na primavera? Já aproveitou a época mais florida do ano para plantar?

 

X