Família

16/12/2013 16h46

Programa 5S traz qualidade para o ambiente doméstico

Prática de administração nasceu no Japão com foco na organização do lar

Por Nosso Bem Estar

ANTIKAINEN/ISTOCKPHOTO/NBE
5s em casa

Método ajuda a encontrar o que você precisa com facilidade

Muito se ouve falar na utilização do programa 5S na administração de projetos profissionais. Mas o que quase ninguém sabe é que a prática foi aplicada inicialmente pelas pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na organização do lar, sendo conhecida também como house keeping. Conhecer um pouco esta medotologia pode ajudar você a garantir mais qualidade de vida para o seu ambiente doméstico.

O nome 5S vem das iniciais dos nomes das cinco técnicas que o compõe:

- Seiri: organização, utilização, liberação da área
- Seiton: ordem, arrumação
- Seiso: limpeza
- Seiketsu: padronização, asseio, saúde
- Shitsuke: disciplina, autodisciplina

Estes conceitos podem se tornar excelentes aliados na administração da sua vida em família. Não importa a idade, classe social ou escolaridade. As pessoas são diferentes e, cada um ao seu modo, podem aplicar o programa para organizar suas coisas, aproveitar melhor o tempo, ideias e energia. O 5S pode ser incorporado aos poucos na rotina seu lar, provocando mudanças comportamentais.

Podemos aplicá-lo para arrumar a cozinha, objetos na mochila, rotina da semana, informações no computador, festa de aniversário, férias, economia doméstica, etc. A organização da casa não é uma tarefa fácil. Devido à correria do dia-a-dia, nem sempre temos tempo para parar e fazer a organização dos armários, caixas, pacotes, arquivos, fotos, gavetas... Mas, se mantemos a ordem nestes espaços, podemos encontrar muito rápido tudo aquilo que precisamos. 

Conheça agora algumas formas de aplicar o programa 5S em seu ambiente doméstico, sugeridas pelo bibliotecário Juan Cácio Peixoto*.

Senso de utilização

Identifique tudo aquilo que não usa mais. Faça uma análise de todos os objetos, documentos e equipamentos inúteis, separando-os por grandes categorias: documentos, equipamentos, peças, roupas, eletrodomésticos, etc.

Para definir o que realmente utilizar, faça algumas perguntas:

- Qual a freqüência de utilização?

- Se for documento, é cópia ou original? Qual o prazo legal de guarda? Posso eliminar?

- Eletrodoméstico: está em funcionamento? Se estiver estragado, vou levar para conserto?

- Roupas, ainda vou utilizar? Posso doar?

Na eliminação de documentos, fragmente-os (rasgue ou corte em pedacinhos). É uma garantia para preservar seus dados ou informações sigilosas.

Se fizer doação, procure uma entidade assistencial de sua cidade. Você estará contribuindo para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Senso de organização

Identificar e organizar tudo, para que todos possam localizar facilmente. Se for documento, pode utilizar etiquetas o com o assunto e separar em pastas, caixas e arquivos. A utilização para identificação de cores também agiliza a busca. Procure produzir um índice de toda a documentação arquivada.

Senso de saúde, higiene e limpeza

Manter o ambiente de sua casa sempre favorável à saúde e higiene. No final de cada tarefa, guarde tudo que utilizou, para que possa começar sem transtornos o dia seguinte.

- Mantenha as mesas e os armários sempre limpos, evitando acúmulo de poeiras
- Remova restos de alimentos, pois eles atraem insetos e podem danificar documentos

Senso de conservação e manutenção

Faça um planejamento de suas tarefas diárias. Priorize organizar documentos, materiais e equipamentos que utiliza diariamente, mantendo em local de fácil acesso.

Reúna sua família, mostre a importância de manter tudo organizado, de maneira que todos se comprometam a colaborar com as mudanças implementadas.

Senso de autodisciplina

Convencidos das vantagens dos outros quatro Ss, os membros de sua família passarão a cumprir as regras estabelecidas sem necessidade de cobrança. Crie uma lista de tarefas diária, semanal, mensal e anual, que facilitará a manutenção da rotina.

Existem no mercado muitos aplicativos que ajudam a manter esta rotina registrada, programe o disparo de e-mail para toda a família, alertando das tarefas que deverão ser cumpridas. Mantenha sua caixa de e-mail sempre atualizada, evitando perder tempo na busca de informações.

Não esqueça que uma boa organização dependerá muito do cumprimento da rotina de tarefas. Você deverá ser o primeiro a cumprir, para dar bons exemplos para toda a família.

*Juan Cácio Peixoto é bibliotecário e sócio da Acervo Organização e Guarda de Documentos.

Fontes: www.5s.com.br, www.esalq.usp.br

X