Saúde Integral

08/10/2015 08h36

Outubro Rosa e o Câncer de Mama

O diagnóstico precoce pode salvar sua vida.

Por Nosso Bem Estar

ShotShare/IStock/NBE
Istock 000014453948 medium

O câncer é um exemplo de doença que tem maiores chances de ser curada quando descoberta e tratada logo no início.

Cuidar da saúde é essencial para garantir uma boa qualidade de vida. Para isso, é altamente indicado que você pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação equilibrada, mantenha a mente relaxada e longe do estresse, reserve um bom tempo para passar com a família e com os amigos, afaste hábitos prejudiciais ao corpo ─ como o fumo e o sedentarismo ─ e visite o médico regularmente. Todas estas são atitudes recompensadoras, que ajudam a afastar doenças e a manter o organismo sempre em ordem. Fazer consultas médicas frequentemente e manter os exames em dia, por exemplo, é uma das melhores maneiras de garantir que está tudo certo com o seu corpo e de ter acesso aos melhores tratamentos, quando necessário. O câncer é um exemplo de doença que tem maiores chances de ser curada quando descoberta e tratada logo no início.

A importância do exame do câncer de mama

Mulheres devem estar especialmente atentas ao tumor maligno que se desenvolve nos seios: o câncer de mama. Algumas vezes, esta é uma doença que pode apresentar alguns sinais, como pele vermelha, inversão do mamilo e inchaço na pele. Em outros casos, o câncer pode não apresentar nenhum sintoma aparente. Por isso, é fundamental realizar exames que ajudem a diagnosticar a doença o quanto antes. 

Para alertar sobre a importância de realizar o autoexame uma vez por mês e a mamografia ─ para mulheres com mais de 40 anos ─ anualmente, foi criado o outubro rosa. Durante esse mês, prédios, pontes e monumentos são iluminados com a cor rosa para lembrar as mulheres que manter os exames em dia pode salvar vidas. O câncer de mama é dividido em cinco estágios: 0, quando as células cancerígenas estão restritas ao local em que  surgiram; 1, quando o tumor começa a se espalhar, mas ainda tem menos de dois centímetros; 2, quando o tumor tem de dois a cinco centímetros; 3, quando o tumor tem mais de cinco centímetros e as ínguas da axila estão muito comprometidas e 4, quando a doença se espalha para outras partes do corpo. Quando o câncer é descoberto no início, as possibilidades de eliminação da doença são muito maiores: o diagnóstico precoce eleva para 90% as chances de cura.

Seus exames estão em dia? Não deixe de cuidar da sua saúde: ela é essencial para o seu bem-estar!

 

X