Bem-estar

01/10/2015 11h09

Caminhar é o caminho!

A caminhada é um excelente exercício físico. Conheça seus benefícios.

Por Nosso Bem Estar

nossagente.net
Caminhar %c3%a9 o caminho

Há um preconceito com relação à caminhada. Muitos a consideram ineficaz se comparada a um exercício concorrente: a corrida. Mas a história não é bem assim.

A busca incessante por qualidade de vida, saúde e bem-estar é uma preocupação de grande parte da população. Muitas pessoas que querem se exercitar procuram academias, ou então estúdios de pilates, compram uma bicicleta ou até mesmo patins e acabam deixando de lado um dos exercícios mais simples (e barato) que existem: a caminhada.

Há um preconceito com relação à caminhada. Muitos a consideram ineficaz se comparada a um exercício concorrente: a corrida. Mas a história não é bem assim.

Diferenças entre caminhada e corrida

A opção entre correr e caminhar é exclusiva da pessoa que irá praticar a atividade física. Os efeitos benéficos das duas práticas no corpo são semelhantes, porém na corrida faz-se um esforço muito mais intenso do que na caminhada, ou seja, é necessário um maior preparo físico.

A corrida exige mais de articulações, como tornozelos, joelhos, quadril, graças aos grandes impactos que ocorrem durante um treino. Para praticá-la, é necessário também um fortalecimento lombar e abdominal.

Queimando as gordurinhas

Em uma hora de caminhada se queima aproximadamente 500 calorias, dessas, 70% são gorduras; já na corrida as calorias queimadas se aproximam das 900, porém apenas 40% são gorduras.

Observando por esse lado, é melhor percorrer qualquer caminho caminhando do que correndo.

Benefícios da caminhada

Potencializa a circulação: Estudos recentes mostraram que caminhar 40 minutos por dia reduz a pressão arterial por 24 horas após o término do exercício. Isso ocorre pelo aumento do fluxo sanguíneo durante o exercício, o que faz os vasos sanguíneos se expandirem, diminuindo a pressão.

Combate à osteoporose: O impacto dos pés com o chão tem efeitos benéficos aos ossos. O trabalho dos ossos das pernas e a consequente movimentação de todo o esqueleto estimula a absorção de cálcio, o que fortalece os ossos e afasta os riscos de osteoporose.

Combate derrames e infartos: Com a elasticidade dos vasos e consequente queda de pressão, as chances de quem pratica caminhada desenvolver um derrame ou infarto são muito minimizadas, isso porque os vasos ficam mais elásticos e se dilatam mais facilmente.

Xô diabetes: Sabemos que a insulina é o hormônio responsável pela absorção da glicose para dentro das células. O exercício físico estimula uma maior produção de insulina do corpo, o que faz com que mais glicose seja absorvida e menos fique circulante, diminuindo o risco de desenvolver o diabetes.  Para quem já é diabético, a caminhada pode diminuir a resistência à insulina, trazendo, assim, melhor qualidade de vida.

Mais alegria: Enquanto caminhamos nosso corpo libera um hormônio chamado endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento, o que deixa a pessoa mais alegre e menos depressiva. Após um tempo é necessário praticar mais exercícios para sentir os efeitos da endorfina, o que fará de sua caminhada algo viciante.

Emagrece: Obviamente caminhar emagrece, pois seu corpo está acostumado com determinada demanda energética e quando você começa a caminhar essa demanda aumenta, o que causa uma queima de gorduras para suprir as necessidades energéticas do corpo. Mas isso não é tudo. Após caminhar a pessoa ainda continua a emagrecer, isso ocorre devido à aceleração do metabolismo, que foi causada pelo aumento de respiração, circulação e atividade muscular provocado pela caminhada.

Diminui a vontade de comer: Quem não gosta de um chocolate que atire a primeira pedra. A caminhada libera hormônios que estão ligados à sensação de bem-estar, como a endorfina, por exemplo. Pessoas que não praticam exercícios tendem a ser mais estressadas e mais compulsivas, dessa forma atacam toda e qualquer comida que veem pela frente. A caminhada faz com que a pessoa fique mais serena e menos compulsiva, diminuindo assim as chances de atacar uma barra de chocolate quando se sentir estressada.

 Busque saúde e qualidade de vida

A prática da caminhada é fácil, barata e está repleta de benefícios. Não arrume mais desculpas, calce seu tênis e vista sua roupa de exercício e vá caminhar. Com o passar do tempo você ficará viciado e não vai querer mais parar. Pode ter certeza, mais cedo ou mais tarde sua saúde irá lhe agradecer.

 

 

X