Saúde Integral

30/09/2015 09h58

Primavera no copo

Confira 5 receitas de sucos da estação para você fazer em casa!

Por Nanda Barreto

Arquivo Nosso Bem Estar
Sec set dollarphotoclub 49637620

Com o aumento da temperatura, os sucos naturais tornam-se aliados ainda mais importantes, pois contribuem para a hidratação, além de serem uma rica fonte de vitaminas e minerais.

Que tal aproveitar a estação das flores para estreitar a sua relação com as frutas? Com o aumento da temperatura, os sucos naturais tornam-se aliados ainda mais importantes, pois contribuem para a hidratação, além de serem uma rica fonte de vitaminas e minerais. E a receita caseira, com frutas, verduras, legumes e sementes orgânicos continua sendo a grande pedida!

De acordo com a nutricionista Fernanda Schneider, os sucos industrializados são nocivos à saúde. “Os sucos em pó possuem apenas 1% de polpa de frutas e mais de 70% da composição é açúcar. Os sucos oferecidos em caixa, principalmente os que dizem ‘néctar’, também contêm uma quantidade elevada de açúcares. Já a polpa congelada pode ser uma alternativa ao suco natural, mas com menos nutrientes”, explica.

A nutricionista clínica Melissa Suarez destaca que alguns quesitos devem ser considerados na hora de preparar o seu suco. “Os itens para um suco deverão ser orgânicos e sazonais. Os alimentos da época estão mais potencializados em nutrientes e em um ponto de maturação da fruta ideal para o metabolismo”, detalha.

Fernanda também faz as seguintes observações: “As frutas devem ser bem higienizadas e, sempre que possível, utilizadas com a casca para manter as fibras. Outra dica é: não há necessidade de adoçar, já que as frutas possuem o açúcar natural (frutose). Se a pessoa desejar, pode utilizar um pouco de mel ou açúcar mascavo”.

Suco: um prato cheio

Na avaliação de Melissa, o suco pode ser considerado uma refeição: “Não indico sucos junto com as refeições em função do alto índice glicêmico deles. Mesmo para indivíduos sadios, oriento sempre que faça sucos com as cascas das frutas e com sementes para equilibrar a glicemia e facilitar a absorção, tendo, assim, um aproveitamento ótimo pelo corpo”, ressalta. A nutricionista destaca ainda que algumas combinações devem ser evitadas: “É bom não misturar frutas doces com frutas ácidas – nesse caso, sugiro temperar o suco sempre com folhas doces (couve, folha de batata doce, folha de beterraba, alface americana, couve chinesa)”, indica.

Outra sugestão oferecida pelas duas nutricionistas é: evite coar o suco e sempre use as cascas e polpas – a não ser que os alimentos não sejam livres de agrotóxicos. Também é importante consumir os sucos logo após o preparo para que não percam vitaminas, principalmente os de frutas cítricas.

Experimente estas misturas!

Suco de uva com noz-moscada e cardamomo: estimulante e antioxidante, evita possíveis alergias da primavera.

Suco verde: 1 xícara de batata yacon picada, 2 folhas de couve, 2 unidades de maçã ou pera ou pêssego. Liquidificar e não coar, equilibrar o sabor com gotinhas de limão siciliano.

Suco branco: 100g de jabuticaba (casca e polpa) com 3 bananas pequenas bem maduras.

Mix refrescante: 2 fatias de abacaxi, 1 maçã pequena com casca, um pedaço pequeno de gengibre, 1 colher de sobremesa de semente de chia.

Mix quase-verão: 1 xícara de morangos picados, suco de 1 limão (espremido na hora), 5 folhas de hortelã, 1 copo (200 ml) de água de coco.

Receitas: Fernanda Schneider e Melissa Suarez.

X