Planeta

14/09/2015 16h49

Limpeza Ecológica

Faz bem para você, sua família e o planeta

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Mb jun 12 istock 000013396398small

Você sabia que boa parte dos produtos de limpeza representa risco para a sua saúde e para a natureza?

Os supermercados estão repletos de limpadores, alvejantes, amaciantes, desodorizadores de ar. Todos esses produtos, dizem os fabricantes, são feitos para facilitar o cotidiano, mas você já pensou que talvez eles possam representar uma ameaça para sua saúde? Sabia que boa parte deles ainda representa risco para a natureza?

Felizmente existem boas soluções para você manter sua casa limpa, sua saúde em dia e o planeta em ordem. E o melhor: com custos menores. Pensando nisso, listamos alguns alertas sobre produtos de limpeza convencionais e preparamos dicas para uma limpeza ecológica. Ficou curioso? Confira.

O perigo dos produtos de limpeza

Sabe aquele cheirinho de eucalipto e de lavanda no ar? Pois esses aromas que relacionamos com limpeza podem esconder alguns perigos:

  • O manuseio e a inalação da mistura dos vários produtos de limpeza podem provocar problemas de saúde leves. Em geral são alergias, sinusites, rinites e problemas dermatológicos. Mas alguns deles possuem componentes que podem afetar os hormônios ou são potencialmente carcinogênicos. É o caso dos produtos com triclosan e metais pesados. 
  • As embalagens que são descartadas com restos de produtos acabam nos rios, lixões e aterros, contaminando o solo, os lençóis freáticos, os mares e os rios.
  • Muitos desses limpadores possuem metais pesados, derivados de petróleo e cloro e, além de representarem uso de matéria-prima não renovável, ainda são os que oferecem um risco maior para nossa saúde e para a fauna e a flora. 
  • Os saponáceos (sabões e detergentes) à base de fosfatos cobrem os rios de espuma, o que diminui a penetração de oxigênio nas águas. Os solventes e formaldeídos são também componentes nocivos comuns em boa parte dos produtos de limpeza.

 

Dicas de limpeza ecológica

Para se proteger de todos esses riscos desnecessários, a melhor solução é diminuir o consumo, a mistura, e produzir os próprios produtos de limpeza. Dessa forma você garante higiene e bem-estar, pois vai usar ingredientes naturais, que não afetam sua saúde e nem impactam a natureza. Confira algumas soluções simples, ecológicas e econômicas:

  • Para lavar louça, dissolva 3 colheres de sabão de coco ralado em 1 litro de água, adicione ½ xícara de vinagre de álcool e mexa até a mistura ficar homogênea.
  • Para remover gorduras, tirar manchas de tecidos e limpar azulejos, panelas e fogões, experimente usar vinagre. É muito eficiente.
  • Para passar roupas, misture uma colher de sopa de polvilho em um litro de água. É só borrifar sobre as peças enquanto passa com ferro.
  • Para desinfetar banheiros, coloque um punhado de folhas de eucalipto de molho em 1 litro de álcool 70º por 2 dias. Ferva 4 litros de água com 1 sabão caseiro ou de coco até que dissolva. Depois é só misturar tudo e usar.
  • Para limpar vasos sanitários e pias, espalhe bicarbonato e deixe agir por uma hora, em especial se tiver crosta de sujeira e limo. Depois desse período, esfregue com uma mistura de limão com sal.
  • Para desinfetar ambientes é só misturar água quente com sabão. Serve para ladrilhos, azulejos, cerâmicas, e tira as manchas e gorduras de superfícies.
  • Para amaciar roupas, coloque meio copo de vinagre branco no último enxágue. Ele amacia, impede que as roupas manchem e realça as cores.

A limpeza ecológica une a responsabilidade com o meio ambiente ao cuidado com a saúde e a prática da economia doméstica. O conceito está atrelado ao uso consciente dos recursos da natureza, como a economia de água durante a limpeza. Mais do que uma escolha é uma questão de sustentabilidade.

E você, já experimentou receitas naturais no cuidado com sua casa? 

X