Planeta

31/08/2015 10h57

Moradia Consciente

Como adotar medidas para deixar a sua casa mais sustentável?

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Suste 2

Adote medidas para deixar a sua casa mais sustentável

A preocupação com o meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais está cada vez mais presente na vida das pessoas, e a prova disso é que diariamente especialistas têm abordado os problemas existentes na natureza devido ao mau uso dos recursos naturais.

Por conta dessa preocupação, é crescente a procura no mercado por soluções sustentáveis e que gerem menos impactos ambientais em residências e construções. Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem pretende utilizar a bioconstrução ou adotar novas práticas sustentáveis em suas casas. Acompanhe!

O que são casas sustentáveis?

As casas sustentáveis ou casas ecológicas são residências construídas com a preocupação de se preservar o meio ambiente e os recursos naturais ao seu redor, durante a construção ou mesmo já em sua habitação.

Suas principais características são:

  • Construção ecologicamente correta com a utilização de madeiras legais, aproveitamento de materiais recicláveis, além do cuidado em não causar poluição, desmatamento e demais danos à natureza;
  • Aproveitamento de água da chuva;
  • Geração natural de energia.

Dicas para lares mais sustentáveis

Quem pretende optar pela bioconstrução, ou até mesmo implementar os recursos sustentáveis em sua residência, deve estar atento aos principais recursos utilizados. Abaixo listamos algumas opções que podem ser empregadas.

Telhado verde

Em locais onde a escassez de áreas arborizadas é predominante, o telhado verde é uma ótima opção. Esses “jardins” deixam o ambiente dentro de casa mais fresco, pois funcionam como um isolante térmico, o que gera economia de energia com aparelhos de ar condicionado e climatizadores.  

Captação de água da chuva

Sem dúvidas o aproveitamento da água da chuva é um dos recursos essenciais para caracterizar casas sustentáveis. Por meio de um mecanismo de calhas e reservatórios é possível captar toda a água da chuva e utilizá-la para diversos fins, como dar descarga, fazer limpeza da casa e regar o jardim. A grande vantagem nesse tipo de prática é que, além da economia, existe o aproveitamento de água que seria totalmente desperdiçada, se não fosse captada.  

Painéis solares

Os painéis solares também são excelentes alternativas para adoções mais sustentáveis em residências. Eles são exemplos também do aproveitamento da natureza na economia e na sua própria manutenção, pois a energia gerada é limpa.

Energia eólica

Ideais para regiões com alto índice de ventos, a energia eólica também é uma ótima opção de fornecimento de energia sustentável, além de ser econômica.

Ter a consciência de que é preciso rever hábitos e optar por novas formas de interação com o meio ambiente é de extrema importância para preservar a natureza. Além das medidas de adaptação, também é possível fazer escolhas mais sustentáveis durante o projeto e a construção e eleger os pisos de bambu, tinta mineral natural, madeira plástica, tijolo ecológico, além dos mecanismos hidráulicos que proporcionam economia de água, como válvulas de descargas, registros, entre outros.

Ações conscientes

Promover a sustentabilidade vai além de simplesmente construir uma casa com boas práticas ecológicas. Desse modo, mesmo morando em uma residência sustentável, é preciso também adotar algumas práticas como:

  • Reaproveitar a água;
  • Promover a coleta seletiva;
  • Reaproveitar materiais recicláveis;
  • Descartar resíduos adequadamente (pilhas, baterias, mercúrio, entre outros).

Ao escolher rever os hábitos dentro da sua própria casa, você colabora não só com o meio ambiente, mas também usufrui da economia financeira que as novas práticas proporcionam, sem deixar o conforto de uma casa tradicional.  

Vale destacar que, para a implementação desses recursos ou construção de casas sustentáveis, é necessário contar com profissionais qualificados, já que devem ser levados em conta também os cuidados durante a construção, evitando a poluição, o desperdício de material e demais danos à natureza.

Gostou das dicas? E você, já adotou práticas mais sustentáveis na sua casa e com relação a seus hábitos? Use o campo dos comentários para contar pra gente as suas experiências ou dúvidas e continue acompanhando o Portal para mais dicas.

X