Saúde Integral

26/08/2015 11h45

Core Align

Saúde através do movimento funcional equilibrado

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Core align   3

O Core Align promove saúde através do movimento funcional equilibrado.

O Core Align é um método utilizado na reabilitação músculo esquelética, para a otimização do desempenho nos esportes em geral e, também, como forma de praticar uma atividade física regular visando melhorar a qualidade de vida.

Foi criado pelo fisioterapeuta sul-africano Jonathan Hoffman que conseguiu, de forma muito inteligente, uma combinação perfeita entre o trabalho cardiovascular e o trabalho funcional, tendo como base a “contrologia corporal”, como era chamado o método Pilates, por seu criador Joseph Pilates, portanto, a técnica Core Align também está focada no equilíbrio entre o corpo e a mente.

Jonathan teve a idéia de desenvolver o equipamento, pois, sendo fisioterapeuta de equipes de basquete e de tênis da Europa e de Israel, sentia falta de um mecanismo que trabalhasse os movimentos dos atletas de forma mais equilibrada e funcional.

Foi então que chegou a um modelo de teoria de movimento que começou a dar resultados muito positivos, conquistando adeptos à prática, não só como medida terapêutica, mas também, como prática regular, com objetivo de manter o condicionamento conseguido e, com isso, prevenindo lesões.

Assim como o Pilates faz sucesso a nível mundial, o Core Align vem sendo uma febre nos Estados Unidos e na Austrália e promete ser a sensação nos estúdios de Pilates e academias de todo o Brasil.

Diferente de outras técnicas que demoraram muito para chegar ao Brasil, o Core Align teve um caminho rápido e privilegiado e está em plena difusão em nosso país.  Isso deve-se ao fato de ter sido trazido pela Physio Pilates, empresa pioneira em Pilates no Brasil e que está diretamente ligada a Balanced Body que produziu a primeira unidade Core Align.

CORE(Centro) + ALIGN(Alinhamento) = Casamento perfeito

Atualmente, o número de praticantes de Pilates é bastante grande e tende a aumentar cada vez mais, pois os efeitos benéficos estão aí para serem vistos e ouvidos.

Quem pratica o Pilates sabe que o princípio fundamental do método é o fortalecimento do “Centro de Força”, também chamado de “Power House” ou de “Core”.

Pois a técnica Core Align nada mais é que um treinamento funcional visando o equilíbrio perfeito entre o nosso tronco e os nossos membros, reinventando nossas forças musculares e nossas reações corporais a elas.

Para que tenhamos movimentos fluidos, corretos e equilibrados no que diz respeito à simetria de forças de um lado do corpo em relação ao outro, é preciso que seja feito um cuidadoso diagnóstico funcional e traçado um treino visando uma readaptação muscular. O profissional especializado na técnica Core Align possui uma maravilhosa ferramenta para que seja feito esse reajuste corporal.

 

Benefícios gerais da prática do Core Align:

- Pode ser considerado como uma efetiva aula aeróbica, devido a sua dinâmica e exigência, atuando, com isso, na melhora dos sistemas cardiovascular e respiratório

- É divertido (quando o praticante domina a técnica, passa a ver a aula como uma “brincadeira saudável”)

- É extremamente funcional, principalmente no trabalho realizado em pé, melhorando, com isso, a postura e o equilíbrio (ativa os músculos estabilizadores em função dos movimentos realizados em superfície instável)

- Fortalece e alonga a mu sculatura de todo o corpo

- Simula movimentos específicos de esportes dos mais variados, sendo efetivo no condicionamento de atletas

- Melhora a conexão mente e corpo

- É uma excelente ferramenta para a reabilitação músculoesquelética

X