Bem-estar

25/08/2015 10h21

Soninho Gostoso

Saiba a importância e como ter uma boa noite de sono

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Dormir mal nao tem idades

Saiba a importância e como ter uma boa noite de sono

Dormir bem é fundamental para a qualidade de vida. Umas pessoas dormem mais que outras, mas o que os médicos recomendam é uma jornada de sono de, em média, oito horas. Durante o sono, muitos processos ocorrem no nosso corpo para que possamos carregar as energias e estar preparado para o dia seguinte.

Pensando nesse momento tão importante do dia, preparamos esse post com as principais etapas e o que podemos fazer para melhorar ainda mais o sono. Confira.

As 5 fases principais do sono

Não dormimos da mesma forma a noite inteira. Com o passar das horas o sono muda e com isso os benefícios que o corpo recebe também.

A primeira delas é a fase da sonolência, que pode ocorrer até mesmo antes de deitar na cama. Na segunda fase, ocorre a diminuição dos ritmos cardíacos e respiratórios, a temperatura do corpo também cai e a pessoa entra em um estado de sono leve. Nas fases 3 e 4, há a liberação de GH, um hormônio que ajuda a manter o tônus muscular, aumenta o desempenho físico e evita o acúmulo de gordura. Nessas fases também ocorre a liberação de leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade. Ou seja, uma boa noite de sono pode ser a aliada dos que buscam emagrecer. A fase 5 é chamada de REM, o pico da atividade cerebral e também na qual os sonhos se manifestam. Nela, o relaxamento muscular atinge o seu máximo e a memória de curta duração é armazenada, por isso pessoas que não conseguem atingir essa fase podem apresentar problemas de memória.

Como ter uma boa noite de sono?

Além de cumprir as horas de sono indicadas por especialistas, você deve ter um sono de qualidade. Dormir bem significa acordar descansado e com energia para enfrentar um novo dia.

Tenha um bom travesseiro

É importante que você esteja muito confortável e que o travesseiro se adeque a sua posição. Ele deve ser da altura certa para manter a coluna reta e evitar dores na manhã seguinte.

Faça refeições leves

É importante que você não durma com fome, mas dormir com o estomago cheio também não é uma boa opção. Uma hora antes de ir para o quarto, faça uma refeição mais leve, como frutas, por exemplo.

Ambiente escuro

Durante o sono, as luzes do quarto devem ser mantidas apagadas. O cérebro só permite que o corpo descanse quando encontra silêncio e escuridão à sua volta. Além disso, o hormônio melatonina é melhor produzido durante a noite.

Use a cama para dormir

Muitas pessoas usam a cama para ficar na internet, assistir televisão ou ler livros. Com essas ações, o cérebro entende que a cama é um lugar que você deve estar ativo. Por isso, use a cama apenas para dormir e o cérebro entenderá dessa forma.

Evite aparelhos eletrônicos

Especialistas dizem que se tomarmos o cuidado de não utilizar aparelhos eletrônicos por meia hora antes de dormir teremos um aumento na qualidade do sono. Por isso, evite celulares, tablets e computadores antes de ir para o quarto.

Compreender a importância de uma boa noite de sono para a saúde é indispensável para o seu bem-estar. Busque seguir as dicas para que você consiga ter um sono mais tranquilo e agradável.

Quais outros métodos você utiliza para dormir bem? Conte para nós nos comentários.

 

X