Planeta

31/10/2013 04h42

Saiba como descartar as lâmpadas econômicas

Mercúrio presente em sua composição pode causar danos à saúde e ao meio ambiente

Por Nosso Bem Estar

IZABELA HABUR/ISTOCKPHOTO.COM/NBE
Descarte de lampadas economicas

Se todos passassem a usar as lâmpadas de baixo consumo ao invés das tradicionais, incandescentes, o planeta seria muito mais preservado e seu bolso também, pois são cerca de 80% mais econômicas que as usuais. Em vários países do mundo elas são as únicas disponíveis, pois as incandescentes foram proibidas de serem fabricadas. Mas atenção, se alguma se quebrar, devemos seguir as instruções do Ministério da Saúde britânico fornece, para evitar os graves danos causados pelo mercúrio à sua saúde e principalmente ao meio ambiente.

Apesar dos seus aspectos positivos, estes tipos de lâmpadas são perigosos quando se quebram! Então, atenção: em caso de quebra acidental todo mundo vai ter que sair da sala/quarto, pelo menos por 30 minutos, devido aos vapores tóxicos do Mercúrio que se espalham pelo ambiente! Estas minilâmpadas contêm Mercúrio (venenoso), que causa enxaqueca, desorientação, desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado.

Em pessoas com alergias, causa problemas de pele e outras doenças graves se for tocado e/ou inalado. Além disso, o Ministério da Saúde britânico alertou para não usar aspirador de pó para coletar os restos da lâmpada quebrada, pois a contaminação (por mercúrio) se espalhará em outras regiões da casa quanto você estiver usando o aspirador de pó novamente.

Então siga as dicas de como recolher/ descartar os cacos da lâmpada:

1 - Se tiver em casa uma máscara descartável (daquelas usadas para proteção do vírus da Gripe H1N1), use-a evitando inalar o vapor do Mercúrio.

2 - Use uma luva de borracha para pegar cuidadosamente os cacos da lâmpada quebrada, inclusive o que sobrou dela.

3 - Coloque os cacos/sobras da lâmpada sobre um pano/flanela velha (nunca use jornal) embrulhando bem, e coloque (o pano com os cacos) dentro de um saco plástico. Amarre a boca do saco plástico.

4 - Descarte o saco plástico (com os resíduos da lâmpada) em local adequado para descarte de baterias de celular ou pilhas.

Passe adiante esta informação, o mercúrio é mais venenoso que o chumbo ou arsênio!

Fonte: Jornal Bem Estar

X