Planeta

12/08/2015 17h40

7 Dicas para você se tornar uma pessoa ecologicamente correta

Sete perguntas e sete respostas para quem quer ter atitudes ecologicamente corretas, mas ainda não sabe como agir

Por Nosso Bem Estar

ShotShare/IStock/NBE
Istock 000043489126 medium

Atitudes ecologicamente corretas ajudam a fazer do mundo um lugar melhor para se viver

1 Algumas pessoas acreditam que o computador gasta muita energia para ser ligado. É mais econômico deixá-lo em estado de espera por algumas horas? O micro realmente gasta mais energia ao ser ligado para acionar a tela e os drivers. Isso dura alguns segundos, o que não justifica deixá-lo ligado sem uso por muito tempo. A economia de energia depende de outros fatores. Uma tela de LCD ou LED gasta muito menos que um monitor antigo. O consumo também aumenta em ambientes mais quentes.

2 Se eu trocar minha geladeira antiga por um modelo que gasta menos energia, não estarei gerando mais lixo? Você não precisa descartar sua geladeira em lixões. Se ela ainda funciona, procure doá-la. Algumas prefeituras recolhem esse tipo de equipamento. Há também cooperativas que reciclam parte do eletrodoméstico.

3 As fraldas descartáveis geram grande quantidade de lixo. Mas quem aceitaria voltar para a fralda de pano? As de pano realmente seriam muito menos agressivas, já que as descartáveis levam até 500 anos para se decompor. Se você quer e puder preservar, prefira as de pano e use as descartáveis só em situações especiais.

4 Dizem que é importante separar embalagens de alimentos para reciclagem. Mas eu não desperdiço água para lavá-las? Você deve lavá-las, mas basta uma limpeza rápida, para que os resíduos não atraiam baratas e insetos. Gasta-se menos água nessa lavagem do que o necessário para fabricar uma embalagem nova, sem reciclagem.

5 Há locais onde se coleta o óleo de cozinha usado para transformá-lo em biodiesel. Vale à pena gastar o combustível de meu carro para levá-lo até lá? Não saia de casa só para entregar o óleo. Aproveite quando o local de coleta fizer parte de seu caminho. Várias locais recebem óleo de cozinha. Reciclar o óleo de cozinha também evita que ele seja jogado na pia. O óleo se mistura com a água e atrapalha o tratamento de esgotos.

6 Onde devo jogar o papel higiênico usado? No cesto, gera mais volume de lixo. E, no vaso, não atrapalha o tratamento de esgoto? Em cidades onde o esgoto é tratado, o papel pode ir para a privada. Em países da Europa, é comum não encontrarmos lixeiras nos banheiros. Mas jogar o papel no lixo orgânico também não faz mal. Nos aterros, ele demora pouco para se decompor.

7 No trabalho, é melhor usar copos descartáveis ou levar a própria caneca de cerâmica? A pior opção possível é o copo plástico, um dos maiores vilões da poluição ambiental. Se vão para as ruas entopem bueiros e causam inundações, se chegam aos rios e ao mar provocam a morte de inúmeros animais marinhos, que os ingerem confundido-os com algas. Eles não se decompõem na água. Nos lixões, eles demoram mais de cem anos para se decompor! A caneca de cerâmica é melhor. Outra opção é a de alumínio, que não quebra e é reciclável.

X