Bem-estar

14/07/2015 10h25

Respirar para Sonhar

Estudo mostrou que regular a respiração ajuda a dormir em 60 segundos

Por Nosso Bem Estar

IStock/NBE
Gs jul istock 000022099976xlarge

Inspirar lenta e profundamente aprofunda nossa conexão com o aqui e agora

Em momentos de estresse, o sistema nervoso é superestimulado, causando a insônia. Se tomar chá quente, leite, e contar ovelhas não o ajudam a pegar no sono, uma técnica de respiração pode ser a solução para acabar com as noites de insônia. Cientistas descobriram um método que promete fazer dormir em até 60 segundos: a respiração “4-7-8”.

Considerada um “tranquilizador natural para o sistema nervoso”, a respiração permite que mais oxigênio entre nos pulmões, acalma a mente e relaxa os músculos. “É extremamente simples, rápido, não necessita de equipamentos e qualquer um pode fazer”, afirmou o precursor do método, dr Andrew Weill.

Para fazer essa técnica de respiração, primeiro é preciso exalar totalmente o ar pela boca. Feche a boca e inspire pelo nariz por 4 segundos; segure a respiração e conte até 7; solte todo o ar pela boca por 8 segundos de uma só vez. Depois de feito esse ciclo 4-7-8, é preciso repeti-lo mais três vezes.

Andrew afirma que o método 4-7-8 é poderoso porque permite que o oxigênio preencha melhor o pulmão. Assim, o oxigênio “extra” tem um efeito relaxante no sistema nervoso, que provoca um estado de calma. Para conseguir pegar no sono em apenas 60 segundos, Andrew sugere praticar a respiração duas vezes por dia, de seis a oito semanas. As informações são do Daily Mail.

X