Beleza

25/06/2015 10h57

Emagrecer no inverno. É possível?

Pode parecer estranho, mas esta estação pode te ajudar a ficar mais ‘afinada’

Por Nosso Bem Estar

monkeybusinessimages/IStock/NBE
Istock 000045587818large

Alimentação saudável e equilibrada para manter a saúde

Todo inverno é a mesma preocupação com o peso. “O frio estimula o corpo a solicitar comidas calóricas, e não tem jeito, eu engordo” – reclama Giovana Giardi. Assim como ela, há muitas outras pessoas que ganham peso na estação. Parece que nossa fome aumenta, assim como a preguiça de sair da cama, e, com isso, surgem os quilinhos extras.

No entanto, não precisa ser assim, e algumas nutricionistas inclusive afirmam que esta é uma estação ótima para emagrecer. Isto porque no período de baixas temperaturas nosso metabolismo fica acelerado, queimando mais nossas reservas.

O fato é que nos meses frios nosso organismo precisa trabalhar ainda mais para manter sua temperatura corpórea, o que faz com que ele gaste mais energia e realmente “peça” por alimentos mais calóricos para repô-la.

Mas há algumas boas dicas para reverter esse quadro.

- CHÁS - Eles são ótimos aliados ao emagrecimento, ainda mais nessa época do ano. Além de nos manter aquecidos, com sensação de bem-estar, podemos utilizar as ervas que auxiliam no emagrecimento, como, por exemplo, chá verde com gengibre, chá de frutas vermelhas, chá de hibiscos com limão, chá branco com canela, chá de cavalinha etc.

- SOPAS - Além de saudável, a sopa de legumes auxilia no emagrecimento e favorece a sensação de bem-estar. Mas evite sopas e caldos cremosos, com adição de leite, creme de leite, queijos variados e adicionais, como pães, torradas e tortas.

- SALADAS - No inverno, muitas pessoas deixam de consumir a salada verde crua. Uma dica é fazer folhas verdes refogadas. Os vegetais são fundamentais para um emagrecimento saudável e não podem faltar em nossas mesas.

- FRUTAS - Opte por frutas como sobremesa. Como o tempo é frio, elas podem sair do estado natural e serem servidas quentinhas. As frutas assadas ou cozidas são ótimas para a sobremesa ou lanche da tarde. Além de saudáveis, elas também são importantes para o emagrecimento. Se você gostar, adicione canela às frutas. Isso as deixará ainda mais saborosas e ajudará a acelerar o metabolismo.

- CONSTÂNCIA - Comer a cada três horas é um segredo do emagrecimento. Esta regra é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo e para a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar a fome fora de hora.

X