Beleza

30/10/2013 14h30

Dicas importantes para cuidar das suas unhas

Segmento dos esmaltes e produtos complementares cresce vertigenosamente no Brasil

Por Nosso Bem Estar

OLGA SHEVCHENKO/DIVULGAÇÃO/NBE
Cuidados com as unhas

Um dia Caetano Veloso compôs: “Uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel...”. Afinal, ainda dá
para colocar esmalte preto em unhas atuais? Estas e outras questões relacionadas às nossas ‘garras’ serão abordadas de maneira flexível nesta matéria sobre estas partes duras de nosso corpo. Não fique cheia de dedos, comente, dê sua opinião. O certo é que desde o advento das unhas decoradas com mil motivos o segmento de esmaltes no Brasil cresceu assustadoramente, e as mulheres estão cada vez mais cuidando de suas unhas. Então é preciso dar alguns toques, dicas sobre o tema.

Passar esmalte escuro faz com que as unhas cresçam mais? Não há nada comprovado cientifi camente com relação a cores e ao crescimento. “Atualmente existem muitas fórmulas enriquecidas com vitaminas, mas elas não chegam à matriz de crescimento das unhas, apenas hidratam e nutrem superficialmente essa área que necessita de cuidados para que não resseque”, informa o dermatologista Fernando Bezerra.

Confirma agora algumas questões importantes:

É preciso combinar o esmalte das mãos com o dos pés?

“Mãos e pés não precisam ter as mesmas cores, mas devem se harmonizar”, opina a produtora de moda Carolina Piza.

Unhas podem indicar sinais de doenças?

Se estiverem manchas brancas, por exemplo, podem apontar deficiência vitamínica. Seu enfraquecimento e quebra fácil devem ser investigados sempre. Nos casos citados é bom procurar um dermatologista.

É errado retirar as cutículas?

Totalmente. Elas são barreiras do corpo contra a entrada de bactérias, por exemplo. O ideal é que ela seja somente empurrada para que, esteticamente, fi que reduzida. “Acontece que a maioria das clientes pede mesmo que se tire a pele. Algumas chegam até a pedir se corte de maneira profunda, o que pode trazer problemas”, explicou Maria Claudiana Alves, podóloga.

Ingerir alimentos com cálcio fortalece as unhas?

Não. “Elas não são ossos, não são feitas de cálcio - e sim de proteína, queratina. Re comenda-se sempre uma dieta rica vitaminas do complexo B e hortaliças verdes”, informa a dermatologista Kátia Lutfi. 

Que cuidados de higiene são imprescindíveis?

No salão, leve sempre seu kit pessoal com palitos, lixa e alicate (profissional e amolado). Essa uma garantia para que não contraia várias doenças provenientes de fungos, por exemplo, e previnem contra HIV ou hepatite C.

O que se deve fazer para que o esmalte dure mais nas unhas?

“Sempre que for mexer com material de limpeza, use luvas para proteger as unhas do contato com os produtos químicos, por  exemplo. Retirar as pontinhas, que nada mais é do que limpar as extremidades pintadas da unha com algodão, palito e removedor de esmaltes, também ajuda a evitar que elas lasquem”, explica Luciana dos Santos, manicure.

Que cuidados se deve ter com o alicate? 

Melhor adquirir alicate profissional e usá-lo após mandar amolar. “É necessário o afiamento porque senão ele não corta, apenas puxa a pele, machucando a região. Além disso, o alicate não pode ficar solto na bolsa, precisa estar com a proteção do bico o tempo todo, nem pode cair no chão. Do contrário ele perde o afiamento e desalinha”, lembra Maria, podóloga.

Pode-se ousar nas cores e misturas de esmalte?

Sim, o esmalte é uma espécie de extensão da personalidade da mulher e pode ser usado com humor e criatividade. Assim como nas roupas, é melhor seguir o seu estilo que acompanhar a moda e ficar parecida com todas as demais.

É verdade que devemos deixar as unhas um pouco sem esmalte para que respirem?

Sim, o ideal é que se retire o esmalte e deixe as unhas sem pintura por uns dois ou três dias, para que respire e interaja melhor com meio externo. Pode se fazer uma massagem com um pouco de óleo de amêndoas para hidratar. Ela ficará mais forte e bonita.

 

Fonte: Jornal Bem Estar

X