Crescimento pessoal

23/04/2015 08h44

A saúde em suas mãos

Conheça o Jin Shin Jyutsu, uma arte de origem oriental extremamente prática e com profunda base filosófica

Por Carlos Gutterres

Divulgação/NBE
Dscf0126

Jin Shin Jyutsu: toques suaves para dissolver tensões profundas

“Praticar Jin Shin Jyutsu é conviver com milagres”. Ouvi estas palavras há quase quinze anos, no início da primeira classe de Jin Shin Jyutsu que participei. Foram impactantes para mim, e hoje, com toda a minha experiência, posso afirmar que são a perfeita expressão da verdade.

 

Desde então me tornei um praticante e instrutor desta Arte quase desconhecida e dia após dia tenho sido testemunha dos seus resultados maravilhosos. Hoje sei que esta Arte me leva para um caminho de muito estudo e muita prática, uma jornada de expansão de consciência que me faz, cada vez mais, degustar esta dádiva preciosa que é a vida.

 

O que é Jin Shin Jyutsu?

Jin Shin Jyutsu é uma arte de origem oriental extremamente prática, mas com uma profunda base filosófica. Não é massagem, nem uma técnica de relaxamento. Tampouco é uma crença ou religião. Esta Arte nos leva a um despertar de consciência de si mesmo para que seja possível restaurar e sustentar a saúde, descobrir e manter a felicidade, buscar a longevidade e vivenciar a benevolência.

A prática do Jin Shin Jyutsu é feita de exercícios simples, que inclusive podem ser auto aplicados, através da combinação de toques suaves em regiões específicas do corpo. O seu objetivo é dissolver as tensões e suas causas mais profundas, proporcionando assim, relaxamento e resgatando a harmonia de toda a estrutura do indivíduo. Existem 26 pares de regiões identificadas em nosso corpo que se chamam Travas de Segurança Energética. Estas Travas se relacionam a funções específicas da nossa existência, e elas se sobrecarregam quando o estilo de vida que escolhemos viver nos causa muita e constante tensão.

Dentro da perspectiva do Jin Shin Jyutsu as tensões acumuladas representam as causas de todos os males, enfermidades, sofrimentos e miséria vividos pelo ser humano. No momento que através desta prática dissolvemos as tensões permitimos que o corpo desencadeie uma poderosa ação regeneradora que em muitos casos nos surpreendem.

A prática contínua do Jin Shin Jyutsu, além de dissolver nossas tensões, nos ajuda a promover mudanças no nosso estilo de vida de forma a não voltarmos a nos tencionar.

Fisio-filosofia

Jin Shin Jyutsu é conhecido também como Fisio-filosofia, porque através do trabalho desenvolvido no corpo físico se obtém um reflexo harmonizador em dimensões mais sutis do indivíduo. Em outras palavras: tratando o corpo se produz um equilíbrio emocional, mental, psíquico e até espiritual.

A base filosófica desta Arte nos ensina que existe uma energia de vida circulando por todo o nosso corpo em diferentes níveis ou profundidades. Esta energia deve sempre fluir livre e abundantemente. O bloqueio, mesmo que parcial, da circulação desta energia é a causa de toda a desarmonia, sofrimento e enfermidades que afetam a saúde e a vida de cada indivíduo. O nosso estilo de vida, quando desequilibrado gera as tensões que podem causar bloqueios na nossa circulação energética. O que sentimos no corpo é apenas o efeito causado por estes bloqueios que ocorrem em algumas das regiões identificadas como Travas.

As cinco atitudes

Cinco atitudes desarmônicas podem afetar de forma negativa o nosso estilo de vida. Quando vivemos e expressamos uma ou mais destas atitudes, começamos a gerar as tensões que sobrecarregam o nosso corpo. Estas atitudes são: Preocupação, Tristeza, Raiva, Medo e Esforço.

As sessões de Jin Shin Jyutsu que recebemos ou os exercícios de autoaplicação que praticamos agem em dois níveis distintos: sobre o nosso corpo dissolvendo os efeitos do bloqueio energético (desconforto, dor, sofrimento ou qualquer tipo de enfermidade); e também sobre o nosso estilo de vida, dissolvendo as atitudes causadoras da desarmonia.

Através desta filosofia de vida percebemos que somos responsáveis por tudo aquilo que nos afeta. O nosso estilo de vida pode gerar a dor, a doença, a miséria e o sofrimento assim como pode gerar a saúde, a alegria, a longevidade e a felicidade. Tudo depende de nos mesmos e literalmente está ao alcance de nossas mãos.

A Prática

O Jin Shin Jyutsu é apresentado de duas maneiras distintas. Uma delas é conhecida como Auto aplicação: conhecer a si mesmo para poder se auto ajudar. Este ensinamento é apresentado em classes específicas onde são apresentados exercícios que podem ser praticados de forma confortável e sem esforço. O resultado da prática sistemática destes exercícios objetiva tanto a manutenção do equilíbrio e da saúde, quanto à recuperação de uma enfermidade. Esta prática é tanto preventiva quanto terapêutica.

Esta Arte também pode ser aplicada à outra pessoa. Para isto existe um treinamento mais abrangente, o Seminário Básico, onde é apresentado os princípios básicos da medicina tradicional do oriente, e incontáveis possibilidades de tratamentos que podem ser dados com ênfase tanto na causa quanto nos efeitos que possam afetar a saúde. Existem ferramentas para ajudar o praticante eleger entre tantas possibilidades, a forma mais eficiente de tratamento. Uma delas é através da leitura corporal, pois a postura, forma e modo de expressar de cada um indica onde e de que forma as tensões estão afetando o corpo. A outra ferramenta que o praticante dispõe é a arte de escutar os pulsos, que sem dúvida, nos leva a encontrar as causas mais profundas da desarmonia.

A Arte de Ser Feliz

O negativismo em que o ser humano esta submerso nos dias de hoje é algo tão envolvente e contagioso, que se torna quase impossível acreditar que a felicidade seja um objetivo que esteja ao alcance de todos, e não apenas de uma pequena minoria de afortunados. A tradição popular está cheia de expressões e ditos que evidenciam esta crença, como por exemplo: “viver é penar neste vale de lágrimas”; “desgraça pouca é bobagem”;  “felicidade não existe, o que pode existir são momentos felizes”, e assim por diante...       

Neste contexto se torna inacreditável que exista uma Arte de Ser Feliz, ou que esta arte seja algo possível de ser vivenciada. Contrariando, porém todo este pessimismo, o Jin Shin Jyutsu está aí, disponível a todos, de forma simples e prática. Esta Arte, como uma dádiva e uma benção para toda a humanidade, surge neste momento para dizer que todos podem, devem e merecem ser felizes.

Para Conhecer o Jin Shin Jyutsu

Hoje em dia o Jin Shin Jyutsu vem sendo reconhecido e aplicado em hospitais e clínicas de todo o mundo como apoio a tratamentos difíceis tanto do corpo como da mente. Há muitos praticantes com formação na área da saúde que vem desenvolvendo pesquisas e trabalhos muito interessantes. Para saber mais visite o seguinte site:

www.jsjbrasil.com.br



 

 


 

 

X