Família

07/04/2015 11h12

Manchas difíceis não são impossíveis!

Saiba como remover diversos tipos sem danificar o tecido das roupas

Por Nosso Bem Estar

DollarPhotoClub/NBE
Mb abr dollarphotoclub 54092168

Tirar manchas é difícil, mas não impossível

Não há nada pior do que olhar para o tanque, ou máquina de lavar roupas e nos depararmos com uma pilha imensa de roupas sujas. Principalmente quando algumas estão com manchas de gordura, graxa, café, chiclete ou molho de tomate. O que acaba acontecendo é que perdemos um tempão tentando removê-las e as vezes terminamos por danificar o tecido da roupa.

Algumas regras básicas para remover manchas difíceis são: não deixá-la secar, limpá-la o mais rápido possível, descobrir o tipo de mancha que está no tecido, remover o máximo possível do agente causador da mancha antes de tratá-la com um produto removedor, entre outros.

Agora que você já sabe as providências que devem tomar e as regras básicas, veja dicas de como remover alguns tipos de manchas diferentes e como deve ser procedido com cada uma delas.

1 - Gordura ou Graxas

Você pode tentar tirar com um detergente doméstico (de cozinha), mas use um sem cor. Aplique sobre a mancha, esfregue com água, aguarde cerca de 3 minutos e ponha para lavar. O talco também ajuda. Ele absorve parte da oleosidade. Aplique bastante talco sobre a mancha e deixe por algumas horas. Depois lave bem.

Em gorduras mais concentradas, você pode molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha.

2 - Chiclete 

Você pode colocar a roupa no congelador (dentro de um saco plástico) e esperar o chiclete endurecer, saindo então até com facilidade. Se o freezer estiver cheio e não tiver lugar para a roupa, passe simplesmente uma pedra de gelo sobre a mancha.

3. Batom

Primeiro passe um tecido ou uma toalha absorvente para tirar o excesso. Cuidado para não espalhar ainda mais. Lave com detergente transparente ou branco (aquele de cozinha mesmo) esfregando delicadamente. Se não sair, deixe de molho com leite morno. Se a mancha persistir, misture removedor com um pouco de detergente neutro, esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.

4. Café

Além de o café ser meio que um corante natural, normalmente ele está quente, o que ajuda a fixar a mancha. Aja rápido e lave com água bem quente (se possível fervendo) e sabão até sair. Se não deu para lavar na hora, tente remover com um tecido molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

5. Cerveja

Passe algodão com álcool sobre a mancha e lave com água morna e sabão. Se não sair, tente aplicar água oxigenada sobre a mancha, aguarde alguns minutos e lave com água quente.

6. Chocolate

Tire o excesso na hora com um tecido ou com um papel bem absorvente, com cuidado para não espalhar mais a mancha. Lave imediatamente com água e sabão. Se a mancha for antiga, deixe de molho em leite quente por umas duas horas e depois lave. Se não sair use álcool e esfregue delicadamente. Outra opção é aplicar glicerina sobre a mancha e lavar com água morna.

7. Molho de Tomate

Se possível tente lavar na hora com água e detergente de cozinha sem cor. Você também pode tentar lavar com água, sabão e alguns daqueles produtos com “tensoativo” encontrados nas prateleiras dos supermercados.

8. Barro

É melhor removê-las depois de seco, com uma escova áspera. Se não sair, diversas lavagens seguidas vão progressivamente eliminando a sujeira. Se for deixar de molho, lembre de trocar a água várias vezes ou ela ficará lamacenta e sujará toda a roupa. Aplicar vinagre branco na água pode ajudar.

9. Tinta de Parede

Normalmente sai com querosene, gasolina ou benzina, mas lembre-se dos cuidados para aplicar a benzina sem manchar ainda mais. Deixar de molho em aguarrás também funciona.

10. Vinho

Aja rápido, lave na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também pode ajudar a absorver o liquido derramado.

Se não tiver como fazer algo na hora, ao chegar em casa esprema suco de limão e lave com água quente. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois lavar com água, sabão e alvejante à fervura por 30 minutos.

11. Molhos

Cubra com glicerina a parte manchada. Passada uma hora, coloque o tecido de molho e lave depois com sabão em pó e água morna.

12. Shoyu 

Se pingar shoyu em sua roupa, pegue tirinhas de nabo – que acompanham o prato – e esfregue discretamente no local. Quando for lavar, a mancha sairá por completo.

Fonte: De colher para colher

X